Cascais apresentou balanço de resultados do verão 2011

A America’s Cup World Series e Festas do Mar  trouxeram mais turistas a Cascais em 2011 que nos anos anteriores e a organização de novos eventos promete ainda atraiar mais turistas ao Concelho, revelou o Presidente da Câmara Carlos Carreiras, recentemente em conferência de imprensa.

O autarca destacou o crescimento de dormidas em 21% e de turistas em 36% no Concelho. O turista estrangeiro que chegou em maior número foi o holandês, o russo e o espanhol; mantendo-se a procura constante de ingleses e franceses. Um factor que contribuiu para este aumento foi o desenvolvimento do turismo natureza (Parque Natural Sintra-Cascais).

A America’s Cup realizou uma receita directa de 7 milhões de euros, com relevo para a atividade económica e para os postos de trabalho. Em termos de publicidade para o concelho e para Portugal é estimado um valor equivalente a 12 milhões de euros.

“A ação da Camâra Municipal de Cascais observa três pilares de acção: a sustentabilidade, aproveitando a componente marítima e o Parque Natural Sintra-Cascais; a coesão social, através da oferta e manutenão do emprego e o desenvolvimento económico” afirmou durante a apresentação o edil de Cascais.

“O desafio é implementar um novo modelo de gestão que interligue todas as actividades económicas do concelho e todas as organizações, como a ENA, o Turismo Estoril, entre outras. Afirmar o concelho como um concelho turistico e organizador de eventos diferenciados, como é o caso da America’s Cup e vai ser o Encontro Internacional de Harlet Davidson e o Congresso Harley Davidson, onde se prevê que estejam presentes mais de 10.000 pessoas, com elevado poder de compra (os hóteis de 5 e 4 estrelas já estão esgotados para as datas agendadas)”, adiantou ainda.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.