Cascais apresentou balanço de resultados do verão 2011

A America’s Cup World Series e Festas do Mar  trouxeram mais turistas a Cascais em 2011 que nos anos anteriores e a organização de novos eventos promete ainda atraiar mais turistas ao Concelho, revelou o Presidente da Câmara Carlos Carreiras, recentemente em conferência de imprensa.

O autarca destacou o crescimento de dormidas em 21% e de turistas em 36% no Concelho. O turista estrangeiro que chegou em maior número foi o holandês, o russo e o espanhol; mantendo-se a procura constante de ingleses e franceses. Um factor que contribuiu para este aumento foi o desenvolvimento do turismo natureza (Parque Natural Sintra-Cascais).

A America’s Cup realizou uma receita directa de 7 milhões de euros, com relevo para a atividade económica e para os postos de trabalho. Em termos de publicidade para o concelho e para Portugal é estimado um valor equivalente a 12 milhões de euros.

“A ação da Camâra Municipal de Cascais observa três pilares de acção: a sustentabilidade, aproveitando a componente marítima e o Parque Natural Sintra-Cascais; a coesão social, através da oferta e manutenão do emprego e o desenvolvimento económico” afirmou durante a apresentação o edil de Cascais.

“O desafio é implementar um novo modelo de gestão que interligue todas as actividades económicas do concelho e todas as organizações, como a ENA, o Turismo Estoril, entre outras. Afirmar o concelho como um concelho turistico e organizador de eventos diferenciados, como é o caso da America’s Cup e vai ser o Encontro Internacional de Harlet Davidson e o Congresso Harley Davidson, onde se prevê que estejam presentes mais de 10.000 pessoas, com elevado poder de compra (os hóteis de 5 e 4 estrelas já estão esgotados para as datas agendadas)”, adiantou ainda.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta