Casa das Letras publica Catarina de Habsburgo, de Yolanda Schenber

Yolanda Schenber dá a conhecer a história de  Catarina de Habsburgo, Rainha de Portugal, casada com D. João III. Na sua vida não faltou nenhum ingrediente, da tragédia ao amor, da humilhação à riqueza,  da clausura ao esplendor da corte de Portugal. 

Torquemada, 1507. Joana I de Castela dá à luz a sua sexta e última filha enquanto acompanha o caixão do seu amado esposo até Granada. Catarina está destinada a fazer flamejar a divisa dos Habsburgo em Portugal, casada com o primo D. João III de Portugal, mas ninguém poderia pressentir a trágica vida que o destino lhe tinha reservado. Todo o seu existir foi agitado pelas contradições. Conheceu a pobreza mais extrema e a mais assombrosa riqueza, comendo em pratos de madeira e vendo a marquesa de Denia e as filhas usarem as suas roupas; o feliz amor de um esposo apaixonado e o calvário das mortes dos seus nove filhos, mas nunca nada, nem ninguém, conseguiu vergar a sua fé inquebrantável, que a ajudou a superar as dores mais extremas com profunda e serena valentia.

Yolanda Scheuber nasceu a 29 de março de 1953, na Argentina. É licenciada em Ciências Políticas. Em 1976, começou a trabalhar como redatora oficial da Gobernación de la Província de La Pampa. Foi professora titular da Cátedra de Introdução às Ciências Sociais na Faculdade de Humanidades da Universidade Nacional de La Pampa e colaborou em publicações da Administração Pública. É autora dos romances, Juana la reina, loca de amor, El largo camino de Olga, Leonor de Habsburgo, Isabel de Habsburgo e Maria de Habsburgo.

Catarina de Habsburgo, de Yolanda Schenber, da Casa das Letras, com 492 páginas, à venda pelo preço de 18,50 euros.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorCentro Cultural de Belém é palco de Concerto de Frankie Chavez
Próximo artigoBookSmile publica novas aventuras de Babar

Leave a Reply