Casa das letras edita Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos

A editora Casa das Letras lançou recentemente Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos, da autoria de Paula de Sousa Lima, uma obra sobre o outro lada da vida de Pôncio Pilato, um romance poético, que ficciona a vida de personagens reais com outras nascidas da imaginação, num tempo mágico, através do qual vamos acompanhar a busca de um evangelho que foi escrito, mas que ainda não foi encontrado.

Cláudia tem o dom da premonição desde criança – e é num sonho que vê Pôncio Pilatos e soube que seria seu marido. Quando o conhece mais tarde, no palácio do imperador, teve a certeza de que o seu coração iria amenizar-se um dia. Também num sonho que Cláudia antevê a chegada do Nazareno, de quem é seguidora desde o primeiro instante, e se entreolha com as imagens recorrentes de sangue derramado. Decorre o ano de 86, em Roma e Cláudia todos os dias socorre os mais necessitados, a quem já ofereceu todos os seus bens. O imperador ordenou a perseguição e morte de todos os cristãos, assim Cláudia teme pela vida dos apóstolos Pedro e Paulo,  e pela vida do marido, que busca as palavras mais justas para compor o evangelho que o redimirá da sua culpa de omissão: o testemunho da obra e da palavra do Nazareno, que clareou o seu coração e lhe deu a conhecer a sua alma.

Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa, filha de pais açorianos. Vive nos Açores desde os seis anos e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa. É professora do Ensino Secundário, tendo leccionado no Ensino Superior, como convidada, durante mais de uma década. Publicou artigos sobre literatura, língua e didáctica em revistas das especialidades, tem colaborado com jornais, com crónicas e artigos sobre literatura e língua. Actualmente mantém um suplemento quinzenal no Açoriano Oriental, em co-coordenação com o doutor Rui Faria. É co-autora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA. Publicou cerca de duas dezenas de contos em jornais e nas revistas NEO e Insulana e três romances – Crónica dos Senhores do Lenho, Variaçõesem Dor Maiore Tempo Adiado.

Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos da autoria de Paula de Sousa Lima, edição da Casa das Letras, com 244 páginas, e preço recomendado de 14,90 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta