Casa das Histórias Paula Rego abriu hoje em Cascais

A Casa das Histórias Paula Rego, o novo equipamento cultural de Cascais, dedicado à pintora portuguesa, residente em Londres, foi hoje inaugurada pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva e pela própria Paula Rego, a mais internacional pintora portuguesa viva.

Arquitectado por Eduardo Souto de Moura, o novo pint_paularego_broken_promisesequipamente cultural do país, dispõe de um espólio de cerca de 600 obras doadas e emprestadas pela pintora, das quais 200 vão ficar inicialmente expostas ao público e 400 em Reserva.

A exposição está organizada cronologicamente, dividida em quatro grandes zonas temáticas. Na primeira sala encontram-se os trabalhos correspondentes aos dez primeiros anos de carreira de Paula Rego, com obras datadas das décadas de 50 e 60, onde se identificam técnicas mistas com colagem e em que cruzam o statement político com referências da esfera familiar e pessoal da artista.

A área seguinte é dedicada aos anos 80, quando Paula Rego abandona a colagem e se dedica ao figurativismo. A etapa seguinte – 1994 a 2005 – assume como marco a introdução do pastel e abre caminho para obras mais realistas e, simultaneamente teatrais.

No final do percurso expositivo fica a a sala de exposições temporárias, que apresenta até 18 de Março de 2010, um conjunto de obras emprestadas pela Galeria Marlborough, que representante internacionalmente a pintora.

O museu vai estar aberto ao público diariamente, das 10h00 às 22h00 e a entrada é gratuita.

casa paula rego

Cinco anos depois nasce o museu…

Os primeiros traços do projecto “Casa das Histórias”, surgiram em 2004, ano em que a pintora Paula Rego encetou as primeiras conversações com a Câmara Municipal de Cascais, sob presidência de António Capucho, para a criação de um espaço cultural dedicado à sua obra.

Menos de dois anos volvidos e com o projecto de arquitectura entregue a Eduardo Souto de Moura, a artista nascida no Estoril (onde possui uma casa de família) e radicada em Londres há mais de 30 anos, assinou um contrato de doação e empréstimo por dez anos, de algumas centenas de obras de pintura, desenho e gravura, da sua autoria, correspondentes ao seu percurso artístico durante cinco décadas, dos anos 1960 à actualidade.

casa paula rego 2

A Casa das Histórias de Paula Rego está instalada num edifício térreo, envolvido por uma frente de eucaliptos frondosos, do qual irrompem duas torres em forma de pirâmide, tudo num rosa-velho, na Avenida da República, em Cascais, no centro histórico da vila, próximo do Centro Cultural de Cascais, do Museu Condes de Castro Guimarães, da Cidadela, do Forte e Farol de Santa Marta e da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.

A primeira pedra foi lançada no início de 2008 e tem como directora Dalila Rodrigues (antiga directora do Museu Nacional de Arte Antiga), nomeada para a função o ano passado. A construção do equipamento contou com um orçamento de 5,3 milhões de euros, atribuídos pelo Programa de Investimento e Qualificação do Turismo.

Texto de Cristina Alves
Fotos cedidas pela agência de comunicação LPM

2 Comentários

Deixar uma resposta