Carnaval: Reviver a tradição nas Aldeias do Xisto

Nas Aldeias do Xisto volta-se a celebrar o Carnaval à moda antiga. Na aldeia da Barroca, no Fundão, a programação inclui uma exposição de máscaras de pasta de papel, de cerâmia e outros materiais e dois workshops: Máscaras em Pasta de Papel e Fantoches em Madeira, no dia 5 de Março, das 10h00 às 17h30.  No dia 8 de Março, o Entrudo é comemorado segundo a tradição popular, seguindo o percurso que liga as diversas aldeias na serra da Lousã.

Grupos de pessoas mascaradas com roupa e objectos velhos vão de aldeia em aldeia, declarando quadras jocosas, atormentar as “velhas”, seduzir as “novas” e pregar partidas. O percurso inclui as aldeias de Esporão, Ribeira, Cimeira, Pena, Ponte, Sotão, Comareira e Aigra Nova e o encontro está marcado para as 9h00.

O programa inclui ainda um concurso de quadras – sob o tema “As Mulheres no Mundo Rural”, uma Oficina de Construção de máscaras e trajes tradicionais, um bailarico e jogo do pau com o bacalhau e presunto. A inscrição custa 35 euros e inclui almoço.

Texto de Clara Inácio
Foto da organização

Deixar uma resposta