Carnaval: Corsos e Festejos a não perder

Tróia Design Hotel CarnavalCom crise ou sem crise, o Carnaval chegou e os festejos e corsos espalham-se um pouco por todo o país, de norte a sul. Deixamos aqui algumas sugestões onde pode ir festejar a época.

Bem perto de Lisboa tem o Carnaval de Torres Vedras com a Reciclagem, como tema este ano. Dia 8 de fevereiro o Corso Escolar vai percorrer as ruas do centro da cidade, com início às 9h30. À noite chegam os Reis do Carnaval à Praça Sr. Vinho (Mercado Municipal de Torres Vedras) e a festa prolonga-se com os Dj’s Carnaval Party I  em três palcos: Palco 1 na Praça da Batata (Praça Machado Santos), Palco 2 nos Jardins de Santiago e o Palco 3 na Praça Sr. Vinho (Mercado Municipal de Torres Vedras).

carnaval_torres

Dia 9, a partir das 21h00 arranca o Corso Nocturno e os Tó’Candar no centro da cidade. A festa continua noite fora com os Dj’s Carnaval Party II em três palcos: Palco 1 na Praça da Batata (Praça Machado Santos),  Palco 2 no Jardins de Santiago e Palco 3 na Praça Sr. Vinho.

Na terça feira há Corso Diurno e os  Tó’Candar com O Regresso do Cocote, na quarta é o Enterro do Entrudo com fogo-de-artifício na Praça da República, ao Tribunal. 

carnaval Ovar 2013

Em Ovar é a Tentzone Carnaval de Ovar 2013 que arranca com os festejos com o Samba Enredo 2013 das escolas de Samba: Charanguinha, Kan Kans, Juventude Vareira, Costa de Prata e com a animação de DJ’s. A Tentzone tem dois espaços: o Espaço Tenda montado no parque da Srª da Graça, com uma série de actividades paralelas durante os dias de folia; o outro é o Espaço do Mercado Municipal. Os eventos serão distribuídos por sete noites e contam com a presença de vários artistas de referência, nacionais e internacionais.

CarnavalNazaré2013

O Carnaval da Nazaré tem como mote “Ai qu’inganes c’mó Tó Tó”. Os reis são Alex Veríssimo e Maria Victor Mafra, com apresentação oficial a 3 de Fevereiro, dia de S. Brás, arraial popular, junto ao Monte de S. Bartolomeu, e que assinala o arranque oficial do Carnaval na cidade.

A Nazaré para além da habitual folia de Carnaval, com o corso e desfile oferece a exposição Haja Alegria a Rodos!, mostra com fotografia,vídeo e documentação, numa mostra que retrata os grupos e o Carnaval da Nazaré. Patente até 17 de fevereiro, no Centro Cultural da Nazaré, na antiga lota. A mostra pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. A entrada é livre.

Cartaz Mealhada Carnaval 2013Na Mealhada o rei é Rodrigo Andrade, o Berto da Novela Gabriela e a rainha é Mellina Torres, uma modelo brasileira. O Carnaval arranca no dia 8 com Apresentação dos Temas das Escolas de Samba com a presença do Rei e da Rainha do Carnaval 2013. No dia 10 há um Grandioso Desfile de Carnaval com Escolas de Samba, carros alegóricos, gigantones, grupos de sátira e animação, fanfarras, mimos, a folia de mais de 1300 figurantes…Na segunda feira é a vez do Baile de Máscaras.

A terça-feira de Carnaval começas às 15h00 com o Grandioso Desfile de Carnaval com Escolas de Samba, carros alegóricos, gigantones, grupos de sátira e animação, fanfarras, mimos, a folia de mais de 1300 figurantes…

Cartaz Bailes Carnaval 2013_VRSA

Terminamos a sul, em Vila Real de Santo António, onde há matiné de Carnaval e à noite animação musical com Tânia e Teresa, no Centro Cultural António Aleixo. Dia 16 é o Grande Baile da Pinhata, também no Centro Cultural António Aleixo.

Em Vila Nova de Cacela o centro cultural recebe uma matiné infantil com concurso de máscaras e música de Paulo Pacheco no dia 10 de fevereiro.

Por Clara Inácio

 

Deixar uma resposta