Caran d’Ache homenageia história da navegação espacial com uma edição especial

A Caran d’Ache homenageia a história da navegação espacial e para assinalar o 50º aniversário do primeiro voo espacial tripulado, a 12 de abril de 1961, criou uma edição limitada de canetas permanente e roller Yuri Gagarin, o primeiro homem a visitar o espaço.

A Caran d’Ache sempre se inspirou na cultura e nos grandes marcos históricos mundiais. A origem do nome da marca “Karandash“, significa lápis em russo. Em 2004 criou a Edição Limitada São Petersburgo para celebrar os 300 anos da fundação da cidade.

Yuri Gagarin, cosmonauta russo, foi designado herói da União Soviética e agraciado com a Ordem de Lenine, em 1961. Nasceu a 9 de Março de 1934, numa família modesta em Gjatsk, cidade rebaptizada Gagarin em sua homenagem. Dotado em matemática, persistente e com uma memória excepcional foi seleccionado entre 200 pilotos para participar no programa espacial soviético. A sua altura de 1,58 m era uma vantagem no espaço limitado da cápsula Vostok.  A 12 de Abril de 1961, às 9h07, descolou da base de Baikonur no Cazaquistão, dando uma volta à órbita da Terra em 108 minutos. Perdeu a vida a bordo de um MiG-15 num voo de rotina a 27 de Março de 1968, juntamente com o seu instrutor. O seu funeral teve honras de herói e as suas cinzas foram depositadas na muralha do Kremlin.

Estas canetas foram produzidas com materiais nobres, a laca preto mate, representa a escuridão do universo, no corpo e na tampa da caneta, camada de ródio banhada a ouro ou prata. No corpo de cada instrumento está gravada a frase proferida por Yuri Gagarin: “Ao completar a órbita da Terra na nave especial, vi quão belo é o nosso planeta. Vamos preservar e reforçar esta beleza e não destruí-la!”. A tampa conta ainda com a gravação da fotografia do cosmonauta diretamente na tampa, resultando numa escultura realista, dando relevo ao retrato.

As canetas são acompanhadas por uma caixa de madeira lacada em preto, com inscrição do nome do cosmonauta em inglês e russo.  Disponível em papelarias, nas lojas Torres Joalheiros, Canetas & Companhia (C.C. Colombo), El Corte Inglés (Lisboa e Porto) e em outros pontos de venda Caran d’Ache.

A Caneta de tinta permanente tem o preço de venda recomendado de 1.100 euros e a Roller de 895 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta