“Caim” de José Saramago é lançado dia 30 em Lisboa

Caim, a nova obra de José Saramago, vai ser apresentada em Portugal, no próximo dia 30, às 18h30, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. A sessão é de entrada livre e sujeita à lotação da sala.

caimO livro tem por base episódios bíblicos do Velho Testamento, abordados aqui sob a perspectiva de Caim, que depois de assassinar seu irmão, establece um incomum acordo com Deus, e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação.

Mais do que narrar uma estranha guerra entre o homem e o senhor, o escritor investiga a fundo as possibilidades narrativas da Bíblia, demonstrando novamente que, ao recontar o mito e confrontar a tradição é possível encontrar uma história actual, tudo isto sem deixar de imprimir à narrativa a sua habitual veia humorística e irónica.

Uma abordagem que já está a suscitar muita polémica, entre a Igreja e a Sociedade Civil, pois José Saramago tomou por base o Velho Testamento e interpretou-o aqui à letra, numa abordagem polémica, bem ao jeito do escritor, vencedor de um prémio Nobel da Literatura.

A obra encontra-se à venda desde dia 19 de Outubro, e é editada pela Editorial Caminho, com um preço de capa de 16,91euros.

O lançamento mundial está também marcado para este mês.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta