BTL 2017 Arranca Hoje E Promete Muitas Novidades

Arranca hoje a 29º edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai ocupar os pavilhões da FIL, no Parque das Nações até domingo, dia 19, sendo apenas o fim de semana aberto ao público em geral.

Como destinos convidados este ano, a organização apresenta a Madeira – como Destino Nacional Convidado e Viseu – como Cidade Nacional Convidada.

Como já é habitual a Madeira vai ficar instalada no Pavilhão 1, dedicado a Portugal e às Regiões Turísticas. A sua programação para este ano consiste essencialmente em dar a conhecer o que a região tem de melhor, no âmbito da oferta turística, atividades, e acima de tudo gastronomia, como várias provas de Poncha e frutos da Madeira.

Já Viseu vai ficar instalado no Pavilhão 2, dedicado aos municípios e cidades e promete apresentar muitas novidades e animação, como as rotas: “Cidade Viriato”, que realça os seus mais de 2.500 anos de história; “Cidade Jardim”, onde se destaca Viseu como cidade-jardim e as beleza dos seus parques e a iniciativa anual que enche as ruas da cidade de flores; “Cidade Vinhateira” onde se destacam os vinhos do Dão e a gastronomia da Beira Alta; e “Cidade de Eventos e Cultura”, como é o caso da Feira de São Mateus.

Para além dos destinos nacionais os visitantes poderão encontrar representantes de 42 destinos internacionais como o Brasil, Tunísia, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Macau e Tailândia, Argentina, Colômbia, Taipei, Zimbabwe, Singapura.

São cerca de 1,200 expositores entre agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre outros, distribuídos por 37.000 m2, ao longo de quatro pavilhões, pavilhão Multiusos, PT Meeting Center e zona exterior.

À semelhança dos anos anteriores, no Pavilhão 1 estão localizadas as entidades nacionais de promoção de turismo, no Pavilhão 2 os serviços e empresas de hotelaria e no Pavilhão 3 os operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens e, no Pavilhão 4 a Gastronomia/Restauração. Aqui, um restaurante dos Açores irá dar a conhecer os pratos típicos daquele arquipélago; as regiões de Lisboa, Mealhada, Alentejo e Algarve irão servir também refeições com as suas habituais características. e haverá petiscos e doçaria das várias zonas do País nas habituais tasquinhas.

Nesta edição vão ser vários os pontos em destaque, mas o Turismo de Natureza vai ser o tema da 29ª BTL,  por isso a feira terá uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna emblemáticos do habitat nacional, que vão servir como “uma janela de entrada para os parques naturais do nosso País”. Os sabores da gastronomia, a oferta de alojamento e o bom acolhimento são algumas das características do Turismo da Natureza em Portugal. Nesta zona vão estar presentes empresas e entidades com serviços e explicações para todos os interessados. Para os mais pequenos, que são o futuro do nosso país, terão a oportunidade de colorir os seus animais favoritos em pequenas peças de gesso.

Para além da Natureza vai estar em destaque também nesta edição o Turismo Religioso, numa clara ligação ao Centenário de Fátima.

Para o público em geral esta edição traz muitas novidades e promoções, quer em pacotes especialmente criados para a Feira pelos operadores, preços especiais apresentados pelas cadeias hoteleiras, passatempos, animação, provas de vinho, Gastronomia, e atuações musicais, mas sem dúvida uma das grandes novidades é a KIDS Route pensado para as famílias com crianças dos 6 aos 12 anos e que convida a descobrirem Portugal pelos caminhos da feira.

Durante o fim-de-semana as Entidades Regionais de Turismo e as empresas que aderiram ao Kids Route vão dinamizar os seus espaços e apresentar diversas actividades exclusivas para as crianças, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interactivos, caça ao tesouro,puzzles, quebra cabeças, entre muitas outras vão dar a conhecer melhor Portugal aos mais pequenos, e onde vai ser possível ganhar prémios. A Kids Route é acompanhada de um “passaporte” que os mais pequenos vão ter que carimbar. No final todos os participantes devem apresentar-se no Kids Route Terminal onde obterão um certificado em como descobriram Portugal nos caminhos da BTL 2017!

Outra novidade é a eleição de O Mais Português Hotel do Mundo, numa ligação à Horexpo (Feira dedicada à Hotelaria e Restauração que vai decorrer de 4 a 6 de junho na FIL), em suma, o projeto é agora lançado e apresentado em junho. A coordenação é de Joana Beirão, que desafiou um conjunto de arquitectas e designers de interiores, algumas das quais com projectos no sector hoteleiro e na requalificação de alojamento, para a recriação de uma unidade hoteleira dentro de um dos pavilhões de exposição no Parque das Nações. São elas Alexandra Madeira, Carla Gago, Patrícia Catalão, Margarida Bugarim e a dupla Às duas por três, composta por Sónia Rodrigues e Inês Cesteiro. A ideia é utilizarem produtos portugueses.

Algumas Presenças

Açores

Lagos das Sete Cidades – Ponta Delgada – Açores

O Turismo dos Açores vai convidar os visitantes a entrar num trilho de emoções e experiências, destacando as atividades outdoor, sob o mote: “Todos os trilhos vão dar aos Açores”. A Região Autónoma este ano apresenta-se com um stand com 720 metros quadrados, com cerca de 30 módulos de negócio para as empresas do setor, um trilho virtual e uma agenda com mais de 30 eventos, dois quais se destaca a acção de demonstração da construção de pranchas de surf em criptoméria de 17 a 19 de março no Centro Comercial Vasco da Gama; e a corrida Free Running Azores no dia 18 de março às 10h30, num percurso de 10km no Parque das Nações. Ao longo dos 5 dias da feira vai ser também possível provar e conhecer vários produtos regionais e assistir a animação musical.

Madeira

Parque Temático da Madeira – Funchal – Madeira

A Madeira vai apresentar-se com um stand aberto e colorido, com vários balcões: Balcão Mercearia, Varanda Suspensa, Estação Funchal, Estação Mar, Estação Laurissilva  e Estação Porto Santo onde vai ser possível descobrir e provar os paladares da região, nomeadamente várias provas de Vinho da Madeira ou chocolates, showcooking de bolo do caco ou com chefes consagrados. Vai haver ainda um simulador de uma descida em carros de cesto, um ecrã curvo de grandes dimensões que reproduz a imensidão do mar ou opções digitais para os visitantes criarem o seu próprio roteiro no arquipélago.

Turismo do Porto & Norte

Porto

A região do Porto e Norte apresenta um programa muito vasto de atividades, desde a gastronomia, ao vinho, passando pelo Património à Pela Natureza, não descurando o artesanato e as suas tradições.

Alentejo/Ribatejo

Sines – Castelo

As regiões do Alentejo e Ribatejo apresentam-se juntas no maior stand da Feira, e que inclui cerca de 1.200 expositores entre entidades regionais de Turismo, agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, transportes, entre outros. A programação promete ser muito variada e inclui cerca de 600 actividades, animação, sorteios, passatempos, actuações musicais, mostra de produtos, gastronomia, showcookings, provas de vinhos, pacotes de viagens, alojamento e muito mais. Destaque para a apresentação do Sines Tall Ships Festival – uma regata de grandes veleiros que passa por sete países, fica atracada em Sines de 28 de abril a 1 de maio.

Algarve

Praia Ilha Tavira – Algarve

A região algarvia pretende dar a conhecer alguns dos seus projetos e programas para 2017, e preparou ainda um vasto leque de iniciativas e momentos de animação, e desgustação gastronómica, que darão a conhecer ao público e aos profissionais, a diversidade e a riqueza da oferta turística da região, com destaque para o turismo de natureza, desportivo, cultural e a sua gastronomia e vinhos. O stand vai estar no pavilhão 1, com 600m2 e estarão representados 16 municípios algarvios e 16 unidades hoteleiras e operadores turísticos.

Bragança

O município vai dar a conhecer a sua diversidade cultural, as tradições do destino e convida todos os visitantes para a Feira das Cantarinhas, evento de origem medieval que se realiza de 1 a 3 de maio, com a presença de uma artesã que fará in loco as pequenas cantarinhas de barro.

Palmela

O Município de Palmela vai estar presente integrado na área de exposição da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) e Associação de Turismo de Lisboa (ATL), o município vai apostar no turismo cultural, de natureza e enoturismo, e para o calendário de eventos 2017. No balcão do Município, haverá provas de Moscatel de Setúbal e Fogaças de Palmela e a realização de passatempos Palmela Tourist Card, com ofertas surpresa. No dia 17 entre as 21h00 e as 23h00 vai haver artesanato ao vivo pelo Espaço Fortuna Artes & Ofícios.

Vila Galé

Vila Galé Albacora – Tavira

O stand da Vila Galé, com 81 m2, vai estar instalado no pavilhão 2, e vai contar com a presença muito especial do NEP, a mascote dos Kids Clubs dos hotéis Vila Galé.
O grupo vai divulgar mais detalhes sobre os projetos que tem em curso como o Vila Galé Sintra, o Vila Galé Porto Ribeira, o Vila Galé Serra da Estrela, o Vila Galé Braga e o Vila Galé Elvas. Em foco estará também o Vila Galé Touros, resort já em construção no Rio Grande do Norte, perto de Natal, Brasil, e com abertura prevista para Setembro de 2018; e vai também dar prémios. Os visitantes que participem no desafio de perícia – que consistirá em acertar com uma bola em diferentes alvos à escolha – habilitam-se a descontos de até 50% em reservas feitas durante a BTL para qualquer um dos 27 hotéis do grupo. Outra das novidades será a estreia do quarto e último conto Vila Galé, intitulado “Resgate de amigos”, rematando assim a série de pequenas histórias que já inclui “Mapa do Tesouro”, “Vila Galé, onde os negócios dão certo” e “Histórias com final feliz!”.

NAU Hotels & Resorts

Na BTL o grupo lança uma campanha de descontos de 15% para reservas feitas no stand , mas também através do novo site. A promoção é válida para todas as suas unidades apenas durante o decorrer do evento e para estadias até 28 de dezembro.

INATEL

Este ano a presença da Fundação INATEL é subordinada ao tema Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, que a Organização das Nações Unidas proclamou para 2017. Durante a feira vai apresentar a nova programação de viagens Primavera/Verão 2017, destacando-se a forte relação com o património imaterial e as tradições vivas; divulgação de um concurso de fotografia, de modo a que possamos partilhar boas histórias de momentos felizes; e promover unidades hoteleiras com descontos até 25%.

A BTL 2017 vai decorrer na FIl, no Parque das Nações, de 15 a 19 de março, sendo os dois primeiros dias exclusivos para profissionais, das 10h00 às 19h00; o terceiro também para escolas e profissionais, das 10h00 às 18h00; abrindo ao público em geral das 18h00 às 23h00; e no fim de semana para o público em geral, das 12h00 às 23h00 no sábado e das 12h00 às 20h00 no domingo.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 10 euros para os profissionais e 5 euros para o público em geral.

Deixar uma resposta