Bórgias no grande ecrã

A Saga da Família Bórgia chegou esta semana às salas de cinema portuguesas, numa obra dirigida pelo salamantino Antonio Hernandez, na qual são contadas as histórias e peripécias de uma das famílias mais poderosas da Roma medieval.

Encabeçada por Rodrigo Bórgia , mais conhecido por Papa Alexandre VI (interpretado por Lluís Homar), a família Bórgia ficou conhecida nos anais da História como temível, gananciosa, ambiciosa, tirana e imoral.

O chefe da família era Papa, tinha amantes, e filhos ilegítimos, entre os quais se destacam o terrível César Bórgia-interpretado por Sergio Peris-Mencheta, o primogénito Juan – Sergio Múñiz e a bela e sedutora Lucrécia Bórgia, encantadoramente interpretada por María Valverde.

Durante o filme ficamos a conhecer os meandros e os bastidores do Vaticano, numa época em que a Itália ainda não existia e o Papa era a figura mais importante do mundo cristão.

Los Borgias, realizado em 2006, leva-nos a viajar por paisagens quase selvagens, castelos medievais, festas loucas e classificadas de “imorais” nos aposentos do Papa, conduz-nos por guerras no campo de batalha e nos bastidores do poder, numa recriação o mais fiel possível aos relatos da História, com desempenhos fortes e marcantes de alguns actores mais conhecidos do actual cinema espanhol.

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta