Blasted Mechanism: Mais psicadélicos e luminosos do que nunca

Os Blasted Mechanism têm novo CD de estúdio, Blasted Generation – o sétimo trabalho que entrou directamente para o 5º porto do top português –, que, como é hábito, é acompanhado de novos fatos, desenhados por Ricardo Machado. Foi na Aula Magna em Lisboa e no Teatro Sá da Bandeiro no Porto que o grupo apresentou o novo disco, a nova imagem e o novo formato de espetáculo, enriquecido visualmente com a projeção de imagem sobre uma estrutura especialmente criada para os Blasted Mechanism.

Depois de 17 anos de carreira, mudanças de alinhamento e uma evolução sonora completamente diferente do espectro musical nacional, os Blasted Mechanism mostram-se capazes de reunir a Blasted Generation, com o novo lema: “A Mudança saiu à rua”.

Habituados a ‘esconderem-se’ por detrás de máscaras estridentes, os Blasted Mechanism estão agora com um aspecto menos extra-terreno e mais místico. Apesar de disfarces mais modestos, os elementos da banda aparecem agora com luzes vermelhas incorporadas nos fatos. Com a nova geração, também o bambuleco evolui, ganhando um sucessor na galeria de instrumentos concebidos por Valdjiu: o MaeGeri.

Neste novo trabalho a banda conjuga os ritmos dançantes africanos com a hipnose auditiva da música asiática, misturando tudo numa electrónica portentosa, onde a celebração é levada aos limites.

No novo álbum temas como “Bringing Light”, “Let Go” ou o viciante “Surrender” apresentam uma vertente mais rock e com um maior jogo de percussão. O alinhamento do novo disco encerra com um tema em português, já assumidamente dedicado aos trabalhadores precários: “Puxa para Cima a Tua Energia”. A canção, popularizada há um ano na grande manifestação em Lisboa da ‘Geração à Rasca’ e que já ganhou uma atenção especial por parte dos fãs, repete incessantemente a frase que lhe dá título e tem versos persuasivos como “enfrenta o medo e segue em frente” ou “liberta as asas e voa”.

O novo álbum dos Blasted Mechanism pode também ser ouvido no Music Box, um serviço TMN que dá acesso ilimitado a milhões de músicas, para ouvir e partilhar no telemóvel Smartphone, Tablet, PC, TV meo e MP3.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta