Biblioteca Municipal de Sines recebe exposição Janusz Korczak: Reformador do Mundo

2-Janusz KorczakAssociando-se às celebrações do dia 27 de janeiro, declarado pela ONU como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Biblioteca Municipal de Sines exibe a exposição Janusz Korczak: Reformador do Mundo, patente até ao dia 18 de fevereiro.

Janusz Korczak, nascido em 1878 e formado em medicina, desenvolveu uma promissora carreira literária. No entanto, ficaria conhecido pela sua dedicação ao ensino dos mais jovens e pelos seus inovadores métodos pedagógicos. Foi o autor da célebre frase “Eu não posso criar outra alma, mas posso acordar a alma adormecida”, fundou um orfanato para crianças judias, entre os sete e os catorze anos, que dirigia como uma democracia: as crianças tinham o seu próprio parlamento, jornal e tribunal, meios à sua disposição para debater eventuais transgressões e decidir quais as sanções a aplicar.

O objetivo desta mostra é relembrar os conceitos da educação para a tolerância e direitos humanos e complementar o ensino destas temáticas nas escolas de Sines.

A Biblioteca Municipal de Sines está aberta de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e aos sábados e segundas das 14h00 às 20h00. A entrada é gratuita.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta