A Beleza De Pocahontas Para Ver Num Espetáculo Especial Pela Yellow Star Company

Texto de Elsa Furtado e Fotos de José Cocco Gomes

Pocahontas é o mais recente espetáculo da Yellow Star Company, que combina teatro e cinema, e pode ser visto até dia 30 de dezembro no nos cinemas UCI El Corte Inglés de Lisboa.

O espetáculo conta com as interpretações de Sofia Ribeiro e Marta Faial no papel de Pocahontas (alternadamente), e ainda de Quimbé, João Correia, Leandro Pires, Débora Monteiro, Marta Faial, João Vilas, Fernando Oliveira e Pessoa Junior. A encenação é de João Didelet e Paulo Sousa Costa, que também assina o texto.

A peça conta a história da índia Pocahontas, conhecida mundialmente através da adaptação da Disney de 1995.

Era uma vez… uma índia chamada Pocahontas que pertencia à tribo dos Powhatans, na Virginia, no Continente Norte-Americano. Pocahontas era uma menina bastante meiga, mas muito independente e rebelde, uma verdadeira dor de cabeça para o seu pai, o Chefe Powhatan. Na tribo índia e em todo o Continente, vivam-se tempos conturbados, devido à invasão dos colonos ingleses, que se estavam a apoderar dos terrenos dos Powhatan.
Um dia, vários colonos foram capturados pelos índios e o Grande Chefe Powhatan sentenciou-os à morte. Seriam executados na lua seguinte. No momento exacto da execução, Pocahontas interrompe a cerimónia e implora a seu pai que não cometa a barbárie, segundo ela, a violência apenas ia gerar mais ódio e mais violência.
O Chefe Powhatan acedeu ao pedido da filha. Entre os colonos sentenciados à pena capital estava John Smith que, depois de ver a sua vida poupada, jura amizade eterna aos índios e, em especial a Pocahontas.
Desta amizade irá surgir uma intensa história de amor, que irá esbarrar no preconceito racial entre dois povos com motivações distintas.

Pocahontas é um espetáculo para maiores de 3 anos e pode ser visto ao sábado (às 11h00 e 16h00) e aos domingos (às 11h00, 13h30, e 16h00), até 30 de dezembro. Os bilhetes estão à venda no local e online e custam 15 euros.

De 28 de novembro a 2 de dezembro o espetáculo pode ser visto em Setúbal, e no dia 23 de dezembro na Anadia.

Deixar uma resposta