Barraca leva à cena “O Mistério da Camioneta Fantasma”

O Mistério da Camioneta Fantasma é a peça que estreia amanhã, 23 de Setembro, no Teatro – Cinearte A Barraca, em Santos, em mais uma iniciativa integrada nas Comemorações do Centenário da República.

No dia 19 de Outubro de 1921 deu-se mais um golpe militar contra um governo republicano. Demissão do Ministério e nem soou um tiro.

Entretanto, durante o dia e a noite, uma camioneta começou a percorrer a cidade raptando e assassinando figuras importantes da República: o primeiro-ministro António Granjo, Machado Santos, o herói da Rotunda, Carlos da Maia ex -governador de Macau e comandante do ataque ao navio D. Carlos e Almirante Botelho de Vasconcelos. Conduzida por marinheiros essa camioneta de morte provocou um enorme choque emocional na sociedade que se dispôs a castigar os autores desses assassinatos de lesa-Pátria e lesa-República.

Berta Maia, a viúva de Carlos da Maia, dispôs-se a investigar quem poderiam ser os instigadores e autores morais desses crimes. Depois de vários encontros com o marinheiro que chefiava a carrinha, Abel Olímpio, o Dente de Ouro, este confessou que tudo tinha sido uma conspiração monárquica destinada a eliminar os autores do 5 de Outubro, e que a táctica seguida era a de “infiltrar e depois empalmar os movimentos revolucionários.

Este é o ponto de partida para mais uma peça da autoria de Hélder Costa, que também encena o espectáculo e que conta com Rita Fernandes, Célia Alturas, Vânia Naia, Luís Thomar, Adérito Lopes, João d’Ávila, Pedro Borges, Ruben Garcia, Sérgio Moras e Sérgio Moura Afonso no elenco. Os figurinos são da autoria de Maria do Céu Guerra.

A peça vai estar em cena de quinta a sábado, às 21h00 e domingo às 16h00, até Novembro de 2010. Os bilhetes custam 12,50 euros (o bilhete normal) e 10 euros para menores de 25 e maiores de 65.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta