Bao – O Novo Restaurante Lisboeta Inspirado Em Street Food Asiática

Reportagem de de Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Bao by Sushic

Bao, é o nome do novo restaurante do grupo Sushic, a abrir em Lisboa. E Bao é também o nome da especialidade da carta, uma espécie de pão cozido a vapor, com diferentes recheios, inspirado na street food de Taiwan.

O Portugal Boutique City Hotel, junto à Praça da Figueira, é a morada deste espaço aberto recentemente. Para além da sala, os visitantes podem também ter acesso a uma zona exterior de esplanada. Um recanto, com todo o charme e tranquilidade, onde é possível desfrutar a refeição a céu aberto, aproveitando a temperatura amena da capital portuguesa.

Bao by Sushic
Bao by Sushic

A carta é simples e sem grandes pretensões. Ainda que o bao seja conhecido por toda a Ásia, da Índia ao Japão, a seleção feita para este restaurante tem por base as receitas de Taiwan. Inevitável foi a adaptação ao paladar dos portugueses, com combinações mais próximas dos nossos hábitos alimentares.

Há dez variedade de bao (entre 5 e 7 euros), dos quais provámos três: o de caranguejo de casca mole com caril amarelo, perfeito para quem gosta de picante (atenção que este é mesmo picante, pois os condimentos são adquiridos localmente, no Martiz Moniz), o Bao Barriga de porco, cogumelos shitak (saboroso, com o paladar da carne a sobressair) e o Bao de Tempura de tofu com molho (uma solução adequada a vegetarianos). Para além destes, há combinações que nos parecem interessantes como o Bao de Tataki de atum, funcho e laranja ou o Bao de Sardinha, pêssego e Teriyaki.

A carta vai manter cinco baos fixos, os restantes são sazonais explicou-nos Hugo Ribeiro, proprietário do grupo Sushic. Acrescentou ainda que são colocados talheres na mesa, no entanto o bao “pode e deve ser consumido à mão!”. Trata-se de uma refeição ligeira, que dispensa grandes formalidades. De acompanhamento, a carta propõe arroz e vegetais (entre os 6 e 6,5 euros): o Saigon Rice, arroz frito com barriga de porco crocante e ovo estrelado, as Yummi Fries, batata doce com mini crepes vietnamitas e as batatas com croquetes asiáticos picantes. Hugo Ribeiro conta-nos que há quem peça o acompanhamento como prato principal, de tão saboroso que é o arroz com os seus condimentos.

Há duas entradas disponíveis: os crepes vietnamitas em folha de arroz, recheados quer com frango (6 euros) quer com camarão (6,50 euros).

Simples é também a carta de sobremesas, com duas opções: a Panacotta de leite de coco e gengibre, com geleia de manga e maracujá e com marshmallows de matcha e melão vermelho, embebido num xarope de hibisco e cardamomo e crumble de flor de sal e o Chiffon de chocolate negro e banana com um cremoso de 74% de cacau de Madagáscar e espuma praline com flor de sal e avelã torrada. Qualquer um deles, pelo preço de 4,50 euros.

Uma refeição simples, mas repleta de sabor.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.