Bao – O Novo Restaurante Lisboeta Inspirado Em Street Food Asiática

Reportagem de de Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Bao by Sushic

Bao, é o nome do novo restaurante do grupo Sushic, a abrir em Lisboa. E Bao é também o nome da especialidade da carta, uma espécie de pão cozido a vapor, com diferentes recheios, inspirado na street food de Taiwan.

O Portugal Boutique City Hotel, junto à Praça da Figueira, é a morada deste espaço aberto recentemente. Para além da sala, os visitantes podem também ter acesso a uma zona exterior de esplanada. Um recanto, com todo o charme e tranquilidade, onde é possível desfrutar a refeição a céu aberto, aproveitando a temperatura amena da capital portuguesa.

Bao by Sushic
Bao by Sushic

A carta é simples e sem grandes pretensões. Ainda que o bao seja conhecido por toda a Ásia, da Índia ao Japão, a seleção feita para este restaurante tem por base as receitas de Taiwan. Inevitável foi a adaptação ao paladar dos portugueses, com combinações mais próximas dos nossos hábitos alimentares.

Há dez variedade de bao (entre 5 e 7 euros), dos quais provámos três: o de caranguejo de casca mole com caril amarelo, perfeito para quem gosta de picante (atenção que este é mesmo picante, pois os condimentos são adquiridos localmente, no Martiz Moniz), o Bao Barriga de porco, cogumelos shitak (saboroso, com o paladar da carne a sobressair) e o Bao de Tempura de tofu com molho (uma solução adequada a vegetarianos). Para além destes, há combinações que nos parecem interessantes como o Bao de Tataki de atum, funcho e laranja ou o Bao de Sardinha, pêssego e Teriyaki.

A carta vai manter cinco baos fixos, os restantes são sazonais explicou-nos Hugo Ribeiro, proprietário do grupo Sushic. Acrescentou ainda que são colocados talheres na mesa, no entanto o bao “pode e deve ser consumido à mão!”. Trata-se de uma refeição ligeira, que dispensa grandes formalidades. De acompanhamento, a carta propõe arroz e vegetais (entre os 6 e 6,5 euros): o Saigon Rice, arroz frito com barriga de porco crocante e ovo estrelado, as Yummi Fries, batata doce com mini crepes vietnamitas e as batatas com croquetes asiáticos picantes. Hugo Ribeiro conta-nos que há quem peça o acompanhamento como prato principal, de tão saboroso que é o arroz com os seus condimentos.

Há duas entradas disponíveis: os crepes vietnamitas em folha de arroz, recheados quer com frango (6 euros) quer com camarão (6,50 euros).

Simples é também a carta de sobremesas, com duas opções: a Panacotta de leite de coco e gengibre, com geleia de manga e maracujá e com marshmallows de matcha e melão vermelho, embebido num xarope de hibisco e cardamomo e crumble de flor de sal e o Chiffon de chocolate negro e banana com um cremoso de 74% de cacau de Madagáscar e espuma praline com flor de sal e avelã torrada. Qualquer um deles, pelo preço de 4,50 euros.

Uma refeição simples, mas repleta de sabor.

Deixar uma resposta