Baião in Lisboa Festival traz o Forró à Capital!

No âmbito do Ano do Brasil em Portugal, vai decorrer o Baião in Lisboa Festival entre 13 e 16 de dezembro, com atividades programadas na Fábrica de Braço de Prata e concertos no Santiago Alquimista. Trata-se de uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no aniversário do seu centenário.

Vai acontecer um verdadeiro arraial de Forró em Lisboa! Este ritmo que nasce da fusão entre o Fado (português) e o Maracatu (africano) vai trazer concertos ao vivo e DJs ao Santiago Alquimista assim como workshops de dança Forró, de percussão (zambuza e triângulo), oficina de Maracatu e danças folclóricas (frevo, ciranda, côco), mostra de documentários, literatura de cordel, exposição de pintura, artesanato, comida típica e muito mais, todas estas na Fábrica de Braço de Prata.

Enrique Matos, responsável pelo Projecto Forró de Lampião, refere que “no ano de 2012, exatamente no dia 13 de dezembro é comemorado o centenário de um dos mais fortes pilares da música popular brasileira, Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. O Baião para quem desconhece o termo foi o ritmo que Luiz Gonzaga popularizou em seus cinquenta anos de carreira, ritmo esse nascido da fusão entre o Fado (português) e o Maracatu (africano) e que hoje é ouvido e dançado no mundo inteiro.”

O programa do Festival e outras informações podem ser consultados aqui

 Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta