Áustria aposta na combinação natureza e cultura para o próximo ano

Um combinado de natureza e cultura é a aposta do Turismo austríaco para o Inverno de 2010/11, apresentado recentemente em Lisboa, por uma delegação do Turismo austríaco, como já vem sendo tradição e que contou este ano com a presença das regiões de Innsbruck e Kitzbuhel, conhecidas pelas suas estâncias de neve, montanhas, qualidade de ar e ambiente acolhedor.

Na área da cultura, o destaque vai para a continuação das celebrações do Ano Mahler, que se assinalou um pouco por toda a Áustria em 2010, com diversas iniciativas, e as celebrações do 200º aniversário de Franz Lizst, que vai ter lugar em Burgenland,e cuja programação vai incluir exposições, concertos, e inúmeros eventos, durante todo o ano e um festival – Lisztomania 2011, a partir de 27 de Janeiro, e dividido em quatro ciclos durante todo o ano, que inclui espectáculos de piano, orquestra, cantigas e vocais.

Em Innsbruck a aposta continua a ser na neve e nas estâncias de esqui, naquela que é a cidade olímpica por excelência, mas também na cultura, numa combinação entre a cultura, a natureza e o sofisticado, de que o “Innsbruck Card” é exemplo, com entradas para os 18 museus da região, transportes e “sightseeing’s”, visitas guiadas pela cidade, sightseing bus, acesso aos transportes públicos e welcome cocktail no casino.

A responsável destacou ainda os pacotes criados para a neve, a preço convidativo, como o “Alpine City Package“ desde 22 euros, e que inclui três noites em hotel de 4-estrelas e o Ski Package, para sete noites, com seis dias de Ski Pass por 564 euros por pessoa.

A Igloo Village Küht, os natalícios mercados alpinos, e Insbruck 2012 – Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno Juvenis, foram também pontos de atracção destacados para visitar a região.

Bem próximo de Innsbruck fica Kitzbuhel, uma das cidades mais pequenas da Áustria, que tem como principal atracção a prática de esqui, os lagos naturais e as montanhas, sendo um verdadeiro paraíso da natureza.

A aliar ao seu ar acolhedor e charmoso, típico das pequenas cidades austríacas, Kitzbuhel dispõe também actualmente de infra-estruturas e instalações modernas para a prática de esqui e de outros desportos e também alguns dos mais recentes e melhores hotéis de regiões de neve da Áustria.

Nesta região, a proposta é um pacote de sete noites, com passe para esqui, de cinco ou seis dias, em hotel de 5-estrelas a partir de 950 euros, em hotel de 4-estrelas a partir de 600 euros e em 3-estrelas de 410 euros. Existem também pacotes com alojamento em turismo rural por 270 euros e em apartamento por 250 euros.

Qualquer uma das cidades tem ligações aos aeroportos de Munique (na Alemanha) e de Salzburg.

Outro dos destaques da Áustria para esta época são os mercados de natal, que  animam e embelezam as várias cidades austríacas, especialmente as mais pequenas, atraindo visitantes de várias partes do mundo.

Nas ruas, a iluminação natalícia e as decorações animam os edifícios e os espaços públicos, as árvores ficam cobertas de branco e nas praças, os mercados natalícios animam os transeuntes.

Estes começam a surgir no fim de Novembro, pequenas estruturas de madeira acolhem iguarias e tradições desta época tão especial. O vinho quente com especiarias, as batatas assadas com cominhos, bolachas, bischofsbrot e entre muitos outros doces austríacos, é algumas das delícias à disposição de quem por aqui passa.

Nestes pequenos mercados também se podem fazer algumas compras de Natal, como cadernos em papel reciclado, bonecos de pano e madeira, bijuteria, artesanato, peças de vestuário em lã, como gorros e luvas, entre muitos outros pequenos “mimos”.

Animam os mercados concertos de música coral e grupos musicais, jogos infantis e exposições de presépios.

Em Viena os principais mercados são o Christkindlmarkt, o Mercado do Palácio de Schönbrunn e o Mercado Spittelberg, em Viena, em Innsbruck destaca-se o  Mercado de Natal de Innsbruck e em Salzburgo, o Mercado de Natal de Salzburgo.

Texto e Fotos de Elsa Furtado
Foto de mercado de Natal do Turismo da Áustria

Deixar uma resposta