Atelier – Museu Júlio Pomar Apresenta Mostra “Decorativo, apenas?”

O Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, apresenta até 4 de setembro, a exposição “Decorativo, apenas?” Júlio Pomar e a Integração das Artes, comissariada por Catarina Rosendo.

A exposição, que tem como cerne a intenção de explorar a dimensão utilitária da arte disseminando-a pelo quotidiano das pessoas, inclui uma selecção das tapeçarias, gravuras e azulejos mais conhecidos de Júlio Pomar, com relevo na arte cerâmica e vidro.

“A exposição dá um particular destaque ao período compreendido entre meados da década de 1940 e a segunda metade dos anos 1950, altura em que o artista desenvolveu diversas experiências em cerâmica e vidro na fábrica Cerâmica Bombarrelense Limitada, no Estúdio Secla (Caldas da Rainha) e na Fábrica Irmãos Stephens (Marinha Grande), de que resultaram objectos únicos de grande qualidade plástica e vocacionados para o uso doméstico como pratos, travessas e jarras que nunca ou muito pontualmente foram mostrados em público”, revela ainda o museu em comunicado.

A inauguração tem lugar hoje, pelas 18h00, altura em que Júlio Pomar será também agraciado com a Medalha Municipal de Honra da Cidade.

A exposição pode ser visitada de terça à domingo, das 10h00 às 18h00, e a entrada é gratuita.

 

 

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorFesta da Divina Santa Cruz Em Monsanto Este Fim De Semana
Próximo artigoMosteiro De São Bento Da Vitória Acolhe Mais Uma Edição De Leituras No Mosteiro

Leave a Reply