Assírio & Alvim assinala aniversário de Fernando Pessoa

A Assírio & Alvim assinala o aniversário de Fernando Pessoa com a publicação de Histórias de um Raciocinador, com o primeiro conjunto de histórias policiais do autor escritas em inglês, entre 1906 e 1907 e o seu Ensaio História Policial, inicinado aqui o policial pessoano, conceito em que irá trabalhar até morrer.

A personagem que Pessoa cria é o ex-sargento William Byng, misto de genialidade e fraqueza, personificação dos poderes dedutivos, com um raciocínio abstracto que se assemelha a um número de circo de elaborados volteios. Tal como mais tarde Abílio Quaresma, das novelas policiárias, Byng é um decifrador dos mistérios do mundo e da mente humana, aparentemente transcendentes, mas possíveis de reduzir a simples charadas da vida real.

O Ensaio História Policial, também foi iniciado na juventude, mas continuou a crescer nas décadas seguintes, revela o profundo conhecimento do autor deste género. Neste ensaio é definido o princípio fundador, o policial de qualidade, produto da imaginação, deve ser sobretudo um divertimento intelectual e um exercício de raciocínio.

Histórias de um Raciocinador, de Fernando Pessoa, da Assírio & Alvim, com 272 páginas e à venda por 16,00 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta