Assinala-se amanhã o Dia Mundial do Turismo subordinado ao tema “Turismo e aproximação de culturas”

Amanhã, dia 27 de Setembro, assinala-se o Dia Mundial do Turismo e para quem vive ou trabalha no sector, a celebração justifica-se e deve servir também para despertar consciências. Mais do que para celebrar, esta data parece constituir, para muitos, o momento de consagrar a importância deste sector no desenvolvimento económico. “Com a sua comemoração estamos a colocar o turismo na agenda política como um dos sectores que é reconhecido a nível internacional como motor de desenvolvimento das comunidades”, destaca Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, a propósito do dia que é amanhã comemorado.

Apesar de um pouco por todo o país se assinalar esta efeméride, serão as regiões de Lisboa e do Alentejo que vão acolher, este ano, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo, a 27 de Setembro, subordinadas ao tema “Turismo e aproximação de culturas”. O programa começa com a abertura oficial do ano lectivo 2011/2012 das Escolas de Hotelaria e Turismo e a atribuição de medalhas de mérito turístico, numa cerimónia que será presidida pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles. Durante a tarde, já no Alentejo, o programa inclui uma visita às obras do Alentejo Marmoris Hotel & SPA e do hotel Tapada da Mata Resort & SPA, uma visita ao hotel Convento do Espinheiro e a apresentação dos projectos da Turismo do Alentejo, ERT.

 

Comemorações de Norte a Sul

 

A Universidade Portucalense e o Turismo do Porto e Norte de Portugal vão assinalar o Dia Mundial do Turismo com a organização de uma conferência afeta ao tema ‘Turismo e Interacção Cultural’, a realizar no Auditório do Castelo de Santiago da Barra (10h00), em Viana do Castelo.

Em Coimbra o dia também vai ser assinalado com a realização de um congresso internacional sobre turismo, que integra um Seminário sobre Gastronomia e Vinhos e a Feira Internacional de Coimbra.

No âmbito da interacção de culturas, a Delegação de Tomar da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo decidiu também promover uma prova de receitas típicas dos cinco Continentes. Quem visitar a Galeria Templários, a 27 Setembro, das 9h00 às 20h00, terá ainda a oportunidade de adquirir livros de gastronomia e produtos alimentares com dez por cento de desconto.

Mais a Sul a Câmara Municipal de Portalegre vai realizar no dia 27 de Setembro, um Passeio d’ Ouro pelo Património de Portalegre com uma visita por alguns pontos históricos. Esta iniciativa que assinala o Dia Mundial do Turismo é destinada ao público sénior e conta com a colaboração do Museu da Sport Club Estrela de Portalegre.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Palmela promove, nos dias 27 e 28 de Setembro, um conjunto de iniciativas que dão a conhecer as potencialidades do concelho nesta área e os produtos regionais. A degustação de vinhos e produtos regionais, o concurso de fotografia “As melhores imagens turísticas do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo”, o “Palmela Fórum Turismo – Qualidade e Inovação na Oferta Turística”, uma visita guiada ao Castelo de Palmela e o buffet vínico com Live Cooking “Ouro de Palmela” compõem o programa comemorativo.

Em Grândola, estão programadas várias actividades para dar a conhecer o principal património edificado na vila e o património religioso do concelho com uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra. Uma prova de produtos regionais, um mercado biológico, uma mostra e venda de  artesanato e uma feira da ladra são outras propostas.

Já sob a égide do Centenário do Turismo em Portugal – que se comemora este ano, e que inclui actividades diversas, como um almoço em Faro, uma visita cultural ao Centro Histórico e um passeio de barco na Ria Formosa –, a CP vai realizar no dia 1 de Outubro o Comboio Aventura – Rota da Ria Formosa. A iniciativa tem encontro marcado às 11h45 na Estação Ferroviária de Faro e inclui ainda uma viagem de ida e volta na Linha do Algarve, em comboio de Serviço Regional. Os clientes poderão usufruir de um desconto de 20 por cento no pacote do Comboio Aventura da Ria Formosa e as reservas, beneficiando do preço promocional, deverão ser efectuadas através dos contactos: 3cprgaa@cp.pt e 917 578 145.

 

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta