As Paixões de Pessoa é o terceiro título da coleção Ensaística Pessoana da Editora Ática

paixoes_pessoaAs Paixões de Pessoa é o terceiro livro da coleção Ensaística Pessoana, editada pela Editora Ática, que agora pertence à Babel, e é composto por nove ensaios. É escrito por George Monteiro, de ascendência portuguesa, professor Emeritus de literatura brasileira e portuguesa da Universidade de Brown, nos E. U. A. Já escreveu sobre Luís de Camões, Robert Frost, Henry James e Emily Dickinson, entre outros.

O primeiro ensaio deste livro versa sobre Fernando Pessoa escritor de carreira, autor de muitos artigos nas revistas e jornais do seu tempo; os cinco ensaios seguintes explora os temas do sexo e da fama na vida deste escritor português, e a ligação com os escritores de língua inglesa, William Shakespeare, Edgar Allan Poe, entre outros.

Os sétimo e oitavo ensaios exploram o modo como os editores do periódico modernista Presença – José Régio, Adolfo Casais Monteiro e João Gaspar Simões – discutiram, definiram e promoveram Pessoa; o último ensaio consiste num conjunto de reflexões sobre as primeiras tentativas do autor de traduzir a poesia de Pessoa.

Esta coleção é exclusivamente dedicada aos Estudos Pessoanos, tem design gráfico de Inês Sena, prevendo a publicação de quatro títulos por ano. Já foram publicados Misoginia e Anti-feminismo em Fernando Pessoa, de José Barreto, Pessoa Existe?, de Jerónimo Pizarro e agora As Paixões de Pessoa, de George Monteiro.

Este volume tem 152 páginas e o preço de venda ao público é de 14,90 euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta