As mil e uma maneiras de degustar cereja

cerejasEstá a decorrer a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em 10 restaurantes de Lisboa. Até ao dia 7 de julho, pode provar bebidas, sobremesas, entradas e até pratos principais elaborados pelos mais conceituados chefs com base na cereja do Fundão.

Esta iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à versatilidade deste fruto tão sazonal, através da criação de verdadeiras experiencias gastronómicas. Bertílio Gomes, Joachim Koerper, José Avillez, Luís Casinhas, Miguel Castro e Silva, Nuno Bergonse, Susana Rainha, Vítor Claro e Vítor Sobral aceitaram o desafio da Câmara Municipal do Fundão para criarem receitas sob o mote da cereja.

Aproveite a oportunidade de viajar até ao Fundão, sem sair de lisboa com cereja em calda de Porto e especiarias com gelado de arroz doce (Largo), cheesecake com coulis de cerejas (O Cantinho do Avillez), daiquiri de cereja e cerejas recheadas com foie gras, frutos secos caramelizados e leite de amêndoa (Cantina do Ministerium), creme brulêe de cereja (Cantina da Estrela), floresta negra ou “Clafoutis” com gelado de baunilha (Eleven), sangria de cereja e tarte de cereja (Laurentina, O Rei do Bacalhau), creme de chocolate preto, calda de cereja e massapan (Claro!), queijo de cabra da granja em crosta de frutos secos e salteado de cerejas e sorvete de cerejas com souflé de chocolate 70% cacau (O Chapitô), salame de chocolate com cerejas em várias texturas (A Cervejaria da Esquina).
A Tasca da Esquina também faz parte deste roteiro, mas o chefe apresenta uma sugestão diferente em cada dia.

gelado_santiniO sabor desta fruta é também um dos destaques do Santini, este verão, que lançou um gelado com sabor a cereja do Fundão. “Interpretamos esta parceria com uma das mais reconhecidas gelatarias nacionais, e com grande projeção internacional, como um enorme reconhecimento da Cereja do Fundão. Na sua enorme variedade de utilizações, o gelado de cereja é dos mais apreciados e permite o consumo desta fruta de uma forma fresca e saudável”, destaca Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão em comunicado de imprensa.

 Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta