As Festas de Lisboa 2013 arrancam dia 1 e prometem muita animação durante todo o mês

logofestas13As Festas de Lisboa regressam à Capital já no dia 1 de junho, prometendo muita animação e uma programação cultural diversificada ao longo de todo o mês, a começar com humor a terminar com um concerto dos portugueses Moonspell.

O arranque é no dia 1 de junho, com Leo Bassi, ator e encenador do espetáculo Os P.I.G.S em festa, que vai ter lugar,  às 19h30 no Martim Moniz e no Rossio. Trata-se de um Teatro de Rua que aborda a situação dos países em crise de forma diferente e divertida.

Depois, ao longo do mês, a música, a literatura, o cinema, exposições, eventos comemorativos e atividades ao ar livre vão invadir a cidade. De destacar desde sempre as Marchas Populares que chegam este ano à sua 81.ª edição e que têm como tema os Quinhentos Anos do Encontro Cultural Portugal/China, o quinto centenário da construção do Bairro Alto e o 125.º aniversário de Fernando Pessoa. Este ano irão encerrar as Festas com um desfile no Parque das Nações. Mantendo-se a tradição, contar-se-á com os habituais Arraiais Populares e com os Casamentos de Santo António.

alto_pina (30)

Em destaque também alguns projetos como o Teatro das Compras, que faz das lojas tradicionais da baixa lisboeta o cenário para contar histórias tendo como base os textos do escritor José Luís Peixoto; também o festival Com’Paço, que proporciona concertos ao ar livre de Bandas Filarmónicas de todo o país; a exposição Uma Sardinha é Tudo, patente na Fundação Millenium BCP e que comemora o 10º da Sardinha como sendo ícone das Festas de Lisboa.

Também o Festival Lisboa Mistura, com curadoria de Carlos Martins, Kalaf Ângelo, Vítor Belanciano, Carlos Seixas e Risto Nieminen, projeto multidisciplinar e intercultural que se desenvolve em espaços como o Castelo de São Jorge e o Martim Moniz, se junta às festividades

O Fado marca a sua presença através do projeto Lisboa Loves Fado, com concertos de Fado e visitas guiadas a monumentos emblemáticos da cidade, sendo de destacar o concerto de comemoração dos cinquenta anos de carreira de Carlos do Carmo, no Mosteiro dos Jerónimos, e volta a marcar presença na iniciativa Fado no Elétrico.

A encerrar as Festas de Lisboa vão estar os Moonspell e alguns convidados especiais como o grupo Ignis Fatuus Luna, a música popular e erudita de Beatriz Nunes, Carlos Maria Trindade e  Pedro Ayres de Magalhães dos Madredeus, a voz de Anneke van Giersbergen, entre outros, num concerto muito especial.

Paralelamente, os arraiais, o cheiro das sardinhas e dos manjericos vão também invadir e perfumar a cidade.

Texto de Joana Resende
Foto da Marcha do Alto Pina (vencedora em 2012) de Francisco Padrão Mota

Deixar uma resposta