As Esganadas e a reedição de O Xangô de Baker Street de Jô Soares são as novidades editoriais de Março da Presença

As EsganadasA Editorial Presença apresenta neste mês de março várias novidades literárias, sendo de destacar duas obras do autor brasileiro Jô Soares, As Esganadas e o relançamento de O Xangô de Baker Street.

Em As Esganadas, Jô Soares relata uma série de crimes brutais ocorridos no Rio de Janeiro, durante o Estado Novo, e consegue encaixar na narrativa algumas personagens e figuras muito conhecidas dos portuguses, como por exemplo Manoel de Oliveira. Com o humor que o caracteriza este é um livro que nos vai tocar a todos, nem que seja pela forte presença da gastronomia e cultura portuguesa.

Um perigoso assassino anda à solta nas ruas. O alvo: mulheres jovens, bonitas e… gordas. A arma: irresistíveis doces portugueses. Para investigar os crimes, o famigerado chefe de polícia Filinto Müller designa uma trupe hilariante: um delegado sempre rabugento, assessorado por um auxiliar obtuso e medroso, e que contará com a ajuda de um ex-inspetor lusitano muito bem relacionado. Os três serão também acompanhados por uma repórter e fotógrafa corajosa e dinâmica, interessada em cobrir o caso para a imprensa.

O XangôOutro dos grandes sucessos de Jô Soares, inspirado na personagem de Sherlock Holmes e já adaptado ao cinema com Maria de Madeiros e Joaquim de Almeida nos principais papéis é agora reeditado O Xangô de Baker Street, cuja acção decorre nos ambientes coloridos e contrastantes do Rio oitocentista, na qual o autor a levar os seus leitores a acreditar que o Brasil foi o país para onde fugiu o famoso Jack o Estripador.

Estamos em 1886, o ano da primeira e triunfal tournée de Sarah Bernhardt no Brasil. Na corte de D. Pedro II desaparece o Stradivarius que o imperador havia oferecido à baronesa de Avaré. Ao mesmo tempo, alguém começa a assassinar jovens mulheres, deixando nos corpos uma corda de violino. Sarah Bernhardt propõe ao imperador convidar o famoso Sherlock Holmes para resolver o caso.

Os dois livros fazem parte da coleção Grandes Narrativas, da Editorial Presença. As Esganadas tem 216 páginas e o preço de venda ao público é de 13,41 euros. O Xangô de Baker Street tem agora a sua sexta edição, com 280 páginas e o preço de venda ao público de 14,94 euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta