As Criadas De Jean Genet Chegam A Viana Do Castelo

As Criadas de Jean Genet é a peça mais encenada do mundo e chega a Viana do Castelo, ao Teatro Municipal Sá de Miranda, pela mão do encenador João Grosso, a convite do diretor artístico do Centro Dramático de Viana.

A estreia é já amanhã, no âmbito das Comemorações dos 20 anos do Centro Dramático de Viana, que na sua existência realizou 107 produções, com 378.845 espetadores, em 2.910 representações, com textos de 53 dramaturgos (22 portugueses) em que colaboraram 175 atores, 20 encenadores e 45 outros criadores.

As Criadas, obra emblemática do francês Jean Genet, estreou em 1947 no meio de polémica. A peça propõe a reflexão sobre o paradigma do poder através de uma alegoria representada pelas criadas Claire e Solange, que surgem como exemplo do estrato social mais baixo e marcado pela opressão. O autor apelidou a senhora do poder de “torcionários”.

A interpretação está a cargo de Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Ricardo Simões, atores da companhia de Viana. Os figurinos são do estilista Dino Alves e a cenografia de Rui Alexandre.

As Criadas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, até 5 de Maio, de terça a sábado, às 21h30. Os bilhetes custam 7 euros para o público em geral, havendo preços especiais para estudantes, reformados, desempregados e outras situações sociais.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta