As atrizes brasileiras Elisa Lucinda e Geovana Pires recitam poetas portugueses no Fórum Eugénio de Almeida

O Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, vai receber nos próximos dias 13 de outubro pelas 21h30 e 14 do mesmo mês pelas 18h00, as atrizes brasileiras Elisa Lucinda e Geovana Pires que vão brindar os seus espetadores com um recital à brasileira dando vida aos poemas de
Fernando Pessoa e de seus heterónimos.

Poder-se-á também desfrutar da declamação de  outros poemas nomeadamente os de Adélia Prado, Manuel Alegre, Adília Lopes, António Vieira, José Régio e Mia Couto.

Este espetáculo encontra-se integrado nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal, sendo uma iniciativa da Companhia da Outra, projeto criado pela atriz Elisa Lucinda que tem como objetivo, segundo esta, “devolver aos palcos a poesia que dele nasceu, elevando e revelando a dramaturgia que há sobre as palavras”.

Há mais de uma década que Elisa Lucinda ensina e diz poesia de uma forma viva e coloquial, não querendo usar a tradicional declamação poética. Neste recital assistir-se-á juntamente com a atriz e encenadora Geovana Pires, a uma dupla emotiva.

Esta iniciativa conta com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e representa, segundo Maria do Céu Ramos, Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida, “uma oportunidade única para dar a conhecer um pouco mais da cultura brasileira, bem como redescobrir os fortes vínculos que juntam dois países irmãos com mais de cinco séculos de relação. Para além da língua que nos une, bem como dos laços históricos, sociais e económicos, este é sem dúvida o Ano que celebra duas culturas, que celebra a diversidade de dois países, que assim vêem reforçada a oportunidade de mostrar todo o seu potencial artístico, cultural e de pensamento, mas também económico, tecnológico e científico”.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta