Artistas Unidos arrancam nova temporada com Sala Vip

sala_vip_auSala Vip, uma peça desencantada de Jorge Silva Melo, inaugura a nova temporada dos Artistas Unidos. E é também com algum desencanto que a companhia volta ao palco do Teatro da Politécnica. Em causa o corte no subsídio estatal e o consequente cancelamento de parte da sua programação para os próximos meses.

Porventura espelho da situação real, Sala Vip, peça criada especialmente para Pedro Gil em cena até 19 de outubro, conta no elenco com Andreia Bento, Maria João Falcão, Elmano Sancho, António Simão e João Pedro Mamede. Já a 1 e 2 de novembro, a sala do Príncipe Real recebe Viver Secretamente, de Jon Fosse. Segue-se na semana seguinte (de 7 a 9) Chove em Barcelona, comédia amarga assinada por Joana Frazão que nos coloca perante um triângulo amoroso interpretado por Maria João Pinho, Paulo Moura Lopes e Romeu Costa.

A 20 de novembro, peça de Lars Norén, chega à Politécnica a 19 após uma digressão pelo Porto, Coimbra, Abrantes e Setúbal. Em cena até 7 de dezembro, o monólogo conta a história do ataque a um liceu do noroeste da Alemanha levado a cabo por Sebastian Bosse, um dos alunos, a 20 de novembro de 2006. João Mamede foi o ator escolhido para encarnar o atirador. Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo é o espetáculo a ter em conta entre 19 de novembro e 14 de dezembro. “Surpreendente, enigmático, divertido, ligeiro e profundo”, são apenas alguns dos adjetivos usados por Jorge Silva Melo para definir a peça escrita e encenada por Ricardo Neves-Neves e interpretada por Ana Valentim, Patrícia Andrade, Rafael Gomes, Sílvia Figueiredo e Vítor Oliveira.

O próximo ano arranca a 8 de janeiro com Punk Rock, peça com encenação de Pedro Carraca que aposta nos novos talentos da companhia. Em cena até 22 de fevereiro, a obra de Simon Stephens conta com a interpretação de João Pedro Mamede, Marc Xavier, Pedro Gabriel Marques, Isaac Graça, Pedro Carraca e Íris Macedo. O dramaturgo Simon Stephens bisa na temporada dos Artistas Unidos com Um Precipício no Mar, peça que sobe ao palco entre 9 de Janeiro e 1 de Março. João Meireles é o único ator a dar vida ao espetáculo encenado por Jorge Silva Melo. Uma história de poucas certezas é o que nos espera em A Modéstia, entre 5 de Março e 27 de abril. João Meireles, Amândio Pinheiro, Andreia Basto e Maria João Falcão compõem o elenco desta peça de Rafael Spregelburd.

Os AU trocam o Teatro da Politécnica pelo Dona Maria II, entre 3 a 27 de abril graças à apresentação de O Regresso a Casa, peça de Harold Pinter, que marca a volta de João Perry à sala municipal. Em junho, de 12 a 29, chega a vez do São João, no Porto, receber o espetáculo encenado por Jorge Silva Melo. Já a 18 de setembro, a companhia ruma a Viseu com Doce Pássaro da Juventude, de Tennessee Williams, peça que viaja depois para o Centro Cultural Belém, onde se manterá em cena de 26 de setembro a 5 de outubro.

Texto de Alexandra Gil
Artigo anterior2.ª Edição do Concurso Literário Book.it já está a decorrer
Próximo artigoO Coveiro foi a curta vencedora do Prémio Yorn MOTELx 2013

Leave a Reply