ARTE LISBOA 2011 regresso à FIL a 23 de novembro

2011 é ano da 11ª edição da ARTE LISBOA 2011, que vai decorrer de 23 a 27 de novembro, no Pavilhão 1 da Fil no Parque das Nações,  e promete reunir a melhor produção artística contemporânea nacional e internacional, com mais de 500 obras, 33 galerias galerias nacionais e espanholas, e 21 projetos individuais de artistas nacionais e internacionais, num único espaço.

Este evento dá aos galeristas a oportunidade de darem a conhecer obras de artistas emergentes e consolidados no mercado da arte nacional e internacional, para além de ser o ponto de encontro por excelência de galeristas, artistas, coleccionadores, curadores, críticos e apreciadores de arte contemporânea. A edição deste ano conta com um novo espaço – Propostas Arte Lisboa 2011, espaço para mostrar individualmente artistas portugueses representados na feira. Outra inovação é o Programa de Coleccionador é coordenado pela agência espanhola “AC2 Arte Contemporânea” e vai contar com a presença de especialistas para conhecerem as novas propostas e um grupo de compradores.

Também vai ser promovido um Ciclo de Debates, aberto ao público, no qual participam artistas, galeristas, directores de museus, críticos, curadores, gestores culturais, coleccionadores, diretores de instituições e centros de arte e público amante da arte contemporânea, numa parceria com “Antiframe Independent Curating Project”. Os temas em debate vão ser :A Cultura Desassossegada num Portugal Sossegado; O Artista e a Santíssima Trindade: Coleccionador, Galerista e Curador; A Crítica que não dói em Portugal; Quero ser artista. E agora? Terei de emigrar? A Comunicação nas Artes feita refém dela própria.

Entre as galerias presentes este ano vão estar a galeria 111, a Alecrim 50, a Allarts Gallery, e a Arte Periferica de Lisboa, dos Açores a galeria Fonseca Macedo, de Barcelona a galeria Alonso Vidal, de Oviedo a Vertice e de Madrid as galerias Álvaro Alcazár e Astarte, entre muitas outras.

A feira é promovido pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos, conta com o apoio da Associação Portuguesa de Galerias de Arte, do Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta