Arrancam as candidaturas para o Prémio de Literatura DST

Pelo 18ºano consecutivo o Grupo Domingos da Silva Teixeira (DST) volta a premiar a literatura nacional com o Grande Prémio de Literatura DST, um dos maiores prémios literários atribuídos em Portugal, podendo os interessados candidatar-se até dia 31 de Outubro.

O prémio é de 15 mil euros e será atribuído à melhor obra portuguesa escrita em prosa, de autor português nascido e residente em território nacional, publicada entre 2010 e 2011.

“Em períodos de turbulência são as literacias da beleza a âncora dos valores, da normalidade e do bom senso. A literatura é também a defesa dos sonhos possíveis que farão real a alternativa aos tempos impossíveis que vivemos”, afirmou  José Teixeira, presidente do Grupo DST. Para além da entrega deste prémio de literatura, a empresa patrocina anualmente a Feira do Livro de Braga, lançou um prémio de fotografia internacional e tem apoiado exposições de vários artistas nacionais.

O júri vai ser composto por Vítor Manuel de Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa, responsáveis pela análise das candidaturas até 31 de Março de 2013. O romance “Myra” da autoria de Maria Velho da Costa foi a última obra premiada pelo Grupo DST.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta