Arranca hoje a eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia®”

Por Elsa Furtado (texto e fotos)

As vinte e uma delícias da Gastronomia Portuguesa finalistas na eleição das  7 Maravilhas da Gastronomia® foram hoje reveladas, em direto num programa especial da RTP1, parceira oficial da iniciativa. São 21 pratos a concurso, distribuídos por sete categorias: Entradas, Sopa, Marisco, Peixe, Carne, Caça e Sobremesas.

As candidatas finalistas são na categoria Entradas: Alheira de Mirandela (IG) de Trás os Montes e Alto Douro, Pastel de Bacalhau de Lisboa e Setúbal, Queijo Serra da Estrela – DOP da Beira Interior / Beira Litoral.

Na Sopa as candidatas são: Açorda à Alentejana do Alentejo, Caldo Verde de Entre Douro e Minho e Sopa da Pedra da Estremadura e Ribatejo.

Entre os Mariscos os nomeados são: Amêijoas à Bulhão Pato de Lisboa e Setúbal Arroz de Marisco da Estremadura e Ribatejo e Xarém com Conquilhas do Algarve.

Seguem-se os pratos de Peixe com: Bacalhau à Gomes de Sá de Entre Douro e Minho, Polvo Assado no Forno dos Açores e Sardinha Assada – Lisboa e Setúbal.

A votação nos pratos de Carne estão a Chanfana da Beira Litoral, o Leitão da Bairrada da Beira Litoral e as Tripas à Moda do Porto – Entre Douro e Minho.

A sexta categoria é dedicada aos pratos de Caça, com três pratos a concurso, nomeadamente Coelho do Porto Santo à Caçador da Madeira, o Coelho à Caçador da Beira Litoral e a Perdiz de Escabeche de Alpedrinha da Beira Interior.

A terminar as sobremesas, os três doces a concurso são os Pastéis de Tentúgal (IG) da Beira Litoral, o Pastel de Belém de Lisboa e Setúbal e o Pudim Abade de Priscos de Entre Douro e Minho.

A votação arranca hoje e vai decorrer até dia 7 de Setembro, via sms, telefone, no site da iniciativa e pela primeira vez na página do Facebook das Maravilhas da Gastronomia, cada votante pode escolher um prato de cada categoria, de regiões diferentes.

Os 7 vencedores vão ser conhecidos em setembro, numa gala em direto de Santarém, mais uma vez transmitida pela RTP e com a apresentação de Catarina Furtado e de José Carlos Malato.

No total foram apresentadas a concurso 433 candidaturas representantes da gastronomia portuguesa, de norte a sul do país, Madeira e Açores, com grande incidência dos doces, mostrando assim um país muito doce.

 

 

 

Deixar uma resposta