Arranca hoje a 2ª edição do Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional

Arranca hoje a 2ª Edição do Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional, no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja, numa iniciativa que se vai prolongar até dia 9 de outubro. As hostes começam hoje, às 9h30, com uma conferência internacional, com entrada gratuita e onde se abordar este legado gastronómico enquanto Património Mundial e reconhecê-lo enquanto parte integrante da cozinha alentejana, numa altura em que em que Portugal se candidata ao grupo de países que já viram a sua Dieta Mediterrânica reconhecida como Património Imaterial da UNESCO. 

O programa de actividades inclui workshops, como por exemplo: “Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Gastronomia do Alentejo”, no dia 4 de outubro, refeições com conceituados chefes nos dias 3, 4, 5 e 7, showcooking, aulas de culinária e cozinha de degustação nos dias 8 e 9 de outubro.

Os restaurantes da região juntaram-se ao evento com a iniciativa “Semana das Comidas de Pão”, com o intuito de saborear o pão de mil e uma maneiras. Mais de 100 estabelecimentos durante uma semana vão apresentar pratos criativos inspirados no pão, como Feijão Adubado com ovo escalfado sobre o pão, Migas Gatas com Bacalhau, Lagartos grelhados com Migas de hortelã e Safio em molho branco com pão torrado, são algumas das iguarias para comer e chorar por mais.

As crianças não foram esquecidas e foram pensadas para elas aulas de culinária –Petits chefs na cozinha alentejana (dos 8 aos 12 anos)– as crianças vão poder descobrir os segredos da cozinha, através da culinária alentejana, sob a orientação da chefe Joana Byscaia, com a meta da criação de uma alimentação saudável, no dia 9 de Outubro, entre as 11h30 e as 13h00, no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja. Nestas aulas vai-se aprender a cozinhar de forma divertida, a seguir as receitas, a utilizar utensílios de cozinha, como a balança ou o copo medidor, e a combinar os vários grupos de alimentos.

Para os mais crescidos há a oportunidade de descobrir pequenos segredos culinários com grandes chefes portugueses e estrangeiros,  Xosé Torres Cannas (Pepe Vieira, Camiño da Serpe – Raxó – estrela Michelin) ou Augusto Gemelli (Gemelli – Lisboa), entre outros, pô-los em prática e saboreá-los nas sessões de showcooking, aulas de culinária e momentos de cozinha com degustação, que decorrem no fim-de-semana de 8 e 9 de Outubro, no Cine-Teatro Pax Júlia.

 

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta