Arranca amanhã XXII Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora com o Snoopy em destaque

Numa edição dedicada ao humor, o Snoopy é uma das estrelas representadas no XXII Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que arranca amanhã, dia 21 de Outubro e vai decorrer até 6 de novembro.

Paralelo ao festival vai estar uma exposição temática Peanuts – 60 anos, que mostra através de vários suportes, o percurso do autor e das suas personagens. A inauguração conta com a presença de uma figura muito especial – Jeannie Schulz, viúva do autor dos Peanuts. Para enriquecer a iniciativa foi lançado o desafio a vários estilistas de vestirem o Snoopy, o resultado está patente no módulo Snoopy in Fashion,  com a participação de Katty Xiomara, Nuno Gama, José António Tenente, Ana Salazar, Anabela Baldaque, Manuel Alves & José Manuel Gonçalves e Augustus, bem como de alguns alunos da Escola de Design de Lisboa.

Inserido nas comemorações dos 60 anos do Snoopy, o módulo Snoopy in Fashion tem como objectivo a recolha de fundos para a  UNICEF e o programa Escolas para África. Depois do  Festival Internacional de BD da Amadora, as peças vão ser licitadas em leilão, revertendo 100% dos fundos recolhidos para a causa solidária. A leiloeira é a “Sala Branca” .

  

 

OAlém da exposição comemorativa dos 60 anos de Peanuts vão ainda estar patentes a exposição Passageiros do Vento de Bourgeon e a mostra Dog Mendonça e Pizzaboy de Filipe Melo, vencedor do “Prémio para o Melhor Argumento”, em 2010.

As iniciativas do Festival, vão decorrer no no Fórum Luís de Camões na Brandoa e núcleos expositivos no Centro Nacional de BD e Imagem, na Galeria Municipal Artur Bual, nos Recreios da Amadora e na Casa Roque Gameiro.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta