Armando Alves expõe na Galeria de São Mamede

Armando Alves

A Galeria de São Mamede, em Lisboa, organiza uma exposição de pintura  intitulada Árvores, de Armando Alves, a partir de dia 24 de Janeiro ás 19h00, ficando patente até 20 de Fevereiro.

Armando Alves é um consagrado pintor português, fundador do grupo Os Quatro Vintes, apresenta nesta exposição 15 pinturas a óleo sobre tela em que as árvores são o tema.

“Estas árvores, recortadas contra o céu, ora azul ora tinto de vermelhos fortes como os de um pôr-de-sol alentejano, têm a dimensão humana de personagens de um concerto harmónico, que é o da natureza breve que a pintura de Armando Alves vem incessantemente celebrando.” refere Bernardo Pinto de Almeida no texto de apresentação do Catálogo da exposição.

Armando Alves é um pintor abstracto geometrizante, reinventor do sentimento da paisagem. Nasceu em Estremoz em 1935, fez o curso de preparação às Belas Artes na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa e completou o curso de Pintura na ESBAP onde foi professor assistente de 1962 a 1973. Em 1968 constituiu o grupo Os Quatro Vintes, com Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro e José Rodrigues. Em 2006 foi agraciado pelo Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito e recentemente recebeu o “Prémio de Artes Casino da Póvoa 2009”.

A sua obra tem sido frequentemente exposta no país e no estrangeiro. Está representado em diversas coleções particulares e públicas.

A exposição estará patente ao público até 20 de Fevereiro, de terça a sexta-feira, das 14h00 às 20h00 e sábados das 15h00 às 20h00.

Texto de Clara Inácio

 

Deixar uma resposta