António Mota lança o Primeiro Dia de Escola

O Primeiro Dia de Escola, de António Mota e com ilustrações de Paulo Galindro é a novidade editorial da Gailivro para o arranque do ano escolar para os mais pequenos, nas livrarias desde a primeira semana de setembro. O primeiro dia de escola é uma viagem a um mundo novo: novas amizades, novas caras e novas realidades. Este mundo novo é contado por três gerações: netos, pais e avós.

“Amanhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não pára de me fazer perguntas, sempre a incomodar-me.
Por vezes, eu divirto-me a responder. Invento respostas estranhas, que é para ela ficar muito admirada, com os olhos muito abertos. Hoje, antes de jantarmos, a conversa foi assim:
– António, a comida da cantina é boa?
E eu, depois de pensar um bocadinho, respondi-lhe:
– É ótima, vais adorar. Toda a comida da cantina é servida em pratos comestíveis. Não é como em nossa casa.
– Que quer dizer comestíveis?
– Quer dizer que depois de comeres o arroz, as batatas, a massa, a carne, o peixe e a salada, também tens de comer os pratos. Não pode ficar nem uma migalha no tabuleiro, é uma ordem do diretor da escola, que é um senhor muito alto, que fala pouco e tem uma manchinha castanha na testa, muito parecida com uma borboleta.
– Temos de comer os pratos? Ah! A que sabem os pratos?”

O Primeiro Dia de Escola, de António Mota e Paulo Galindro, tem 37 páginas e um preço recomendado de 10,90 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta