António Manuel Ribeiro, José Jorge Letria e Samuel juntam-se em A Praça das Canções

praca_cancoesEm momento de contestação social três artistas com percursos profissionais que passam pela música reuniram-se com vontade de fazer ouvir canções de intervenção. A Praça das Canções é o novo projeto de António Manuel Ribeiro, fundador e líder do UHF, José Jorge Letria, cantor-autor de antes e após 25 de Abril afastado dos palcos e dos estúdios há três décadas, e Samuel, outros dos intérpretes históricos dessa época. Querem cantar canções suas, mas também de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e outros autores.

Nesta viagem feita ao vivo com colaboração e cumplicidade de públicos de várias gerações, os três lembrarão momentos e episódios da nossa História Contemporânea, dialogando entre si e pontuando essa memória partilhada com poemas que também fazem parte desta já longa história que as grandes inquietações do presente mantêm viva e apelativa, tanto para quem quer recordar tempos já vividos como para aqueles que só agora os descobrem.

Trata-se de uma ronda de afetos e de lembranças que irá viajar por este Portugal que continua a acreditar que não há betão nem tristeza que ocupem o lugar onde os sonhos deram flor e a esperança se quis vestir com as cores de Abril.

Aí estão eles, estrada fora, abrindo as portas a um coro que, como o da canção de Zeca Afonso, será sempre o da Primavera que ainda há-de chegar.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta