Ano do Brasil em Portugal despede-se em festa do Espaço Brasil

espaco_brasil_inauguracao (12)Ed Motta e Novas Tendências Brasileiras são os dois concertos propostos pela Festa da Música Brasileira, evento que marca o encerramento do Espaço Brasil, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. Os espetáculos, complementares e com ordem alternada, decorrem já na noite de sábado, dia 8 e no final da tarde de domingo, dia 9. Mantendo a aposta na diversidade – que caracterizou a mostra cultural canarinha em terras lusas – Novas Tendências Brasileiras leva até à Lx Factory o melhor que a MPB oriunda de diversos estados tem para oferecer.

Em nome do Maranhão estará Flávia Bittencourt com a sua música bela e delicada. Já a alegria e o balanço típicos da Bahia serão defendidos por Marcia Castro. Flávio Renegado, esse apresentará Minas Gerais a Lisboa com um rap melódico e direto. De São Paulo chegará Luiza Possi, que já passou pelo Espaço Brasil em fevereiro. Ed Motta completa o leque de estrelas, em representação do Rio de Janeiro. Dono de uma voz inconfundível, o cantor irá apresentar sucessos da sua carreira e convidar ao palco artistas portugueses e brasileiros que já confirmaram a presença nesta festa de despedida.

Mas desengane-se quem pensa que a música só chega no sábado. O Espaço Brasil propõe concertos para as noites da semana. Prometidos estão, entre outros, nomes como Dueto Corda em Si e Rafa Barreto, José Miguel Wisnick Trio & Ná Ozzetti ou as Irmãs Alzira.

Os fãs da sétima arte também encontrarão razões de peso para dar um salto até ao Espaço Brasil. Durante a semana, passarão pelo Cineclube, alguns dos mais sonantes filmes mostrados ao longo do Ano do Brasil em Portugal. Loki, de Paulo Henrique Fontenelle e Waldick, realizado por Patrícia Pillar são apenas dois deles. Já sábado e domingo, e no âmbito da Festa da Música Brasileira, serão apresentados dois documentários: Brasília, de Wladimir Carvalho, sobre a cena musical de Brasília dos anos 80 e Canção do Exílio, obra de Geneton Moraes que foca o período do exílio londrino de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Macalé e Mautner.

De destacar ainda na recta final do Espaço Brasil o Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos. O evento inclui palestras centradas no “intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a criatividade como motor do desenvolvimento”. A não esquecer é também a exposição Cultura e Natureza: o luxo do Design, Moda e Manualidades da Amazônia, que traz à Lx Factory peças produzidas no Polo Joalheiro do Pará.

Os concertos da Festa da Música Brasileira realizam-se nos dias 8 e 9 de junho, às 22h00 e 18h00, respetivamente. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos nos locais habituais. Já os concertos em dias de semana começam às 22h00 e têm entrada gratuita.

As sessões de cinema, todas com entrada livre, estão previstas para as 21h30 de terça a sábado e para as 15h30 no domingo.

O Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos tem abertura agendada para 7 de junho, às 19h00, decorrendo também no dia seguinte a partir das 9h30. A exposição Cultura e Natureza: o luxo do Design, Moda e Manualidades da Amazónia inaugura dia 7, às 21h00 e abre as portas durante o fim de semana às 9h30. A visita à mostra é gratuita.

Texto de Alexandra Gil

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta