Ano do Brasil em Portugal arranca a 21 de setembro

Arranca já no próximo dia 21 de setembro, a programação do Ano do Brasil em Portugal. No fim-de-semana do início do evento irão ouvir-se vozes brasileiras, no Terreiro do Paço, nomeadamente Ney Matogrosso e Monobloco que atuam no sábado à noite, já na tarde de domingo, às 18h00, é a vez do concerto “O Brasil abraça Portugal” com Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Carminho, Boss AC e Paulo Gonzo.

Na área da literatura poder-se-á contar com Luis Fernando Veríssimo e Paulo Lins; nas artes, com Hélio Oiticica e Zanini de Zanine; nas indústrias criativas, com Marcelo Rosenbaum e Ronaldo Fraga; e na gastronomia com Alex Atala, Thiago Castanho e Roberta Sudbrack. Haverá ainda atividades relacionadas com teatro, cinema, artes plásticas e dança.

Também são esperadas as participações da Ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp, do Secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e dos Comissários do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, Miguel Horta e Costa e António Grassi respetivamente.

Até junho de 2013 irão realizar-se diversos eventos com o objetivo de divulgar em Portugal o Brasil atual. O Ano do Brasil em Portugal marcará presença de norte a sul do país e num vasto circuito de teatros, museus e praças portuguesas. Todos os eventos são gratuitos e de entrada livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta