Angela Leite lança biografia romanceada de Ana Kelly

Teve lugar no dia 21 de Julho, no Palácio Anjos, em Algés, o lançamento de duas obras de Ângela Leite; a biografia romanceada Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem, edição da Oficina do Livro e, ainda a reedição do livro de poesia Metáforas sobre o Amor, editado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Ocorreu à cerimónia numerosa assistência, que encheu por completo o salão do Palácio Anjos, ouvindo com especial atenção a apresentação do Prof. Dr. Fernando Pinto do Amaral, por sua vez, Isaltino de Morais, amigo da escritora fez uma breve apreciação da obra poetica da autora, estreando-se na leitura de poesia.
Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem é uma biografia romanceada, mas genuína de uma nobre portuguesa que enfrentou a família, a sociedade e a miséria e tudo suportou em nome do amor e da paixão por Waldron Kelly, um oficial irlandês chegado a Portugal com a tropas britânicas, na sequência das invasões napoleónicas.

Juntos partem para onde a guerra chama pelo dever do jovem Waldron, de Portugal aos campos da Irlanda, da Batalha de Waterloo à América. Corajosa, Ana acompanha o marido, sem nunca se arrepender da escolha, nem quando a miséria lhes bate à porta e mais uma vez é desprezada pela família, levando-a, em desespero, a escrever um pedido de ajuda à Rainha Vitória.
Ângela Leite nasceu em Vouzela, distrito de Viseu, é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Caen, França, em Ciências da Educação.

Texto por Rui de Albuquerque Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.