Angela Leite lança biografia romanceada de Ana Kelly

Teve lugar no dia 21 de Julho, no Palácio Anjos, em Algés, o lançamento de duas obras de Ângela Leite; a biografia romanceada Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem, edição da Oficina do Livro e, ainda a reedição do livro de poesia Metáforas sobre o Amor, editado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Ocorreu à cerimónia numerosa assistência, que encheu por completo o salão do Palácio Anjos, ouvindo com especial atenção a apresentação do Prof. Dr. Fernando Pinto do Amaral, por sua vez, Isaltino de Morais, amigo da escritora fez uma breve apreciação da obra poetica da autora, estreando-se na leitura de poesia.
Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem é uma biografia romanceada, mas genuína de uma nobre portuguesa que enfrentou a família, a sociedade e a miséria e tudo suportou em nome do amor e da paixão por Waldron Kelly, um oficial irlandês chegado a Portugal com a tropas britânicas, na sequência das invasões napoleónicas.

Juntos partem para onde a guerra chama pelo dever do jovem Waldron, de Portugal aos campos da Irlanda, da Batalha de Waterloo à América. Corajosa, Ana acompanha o marido, sem nunca se arrepender da escolha, nem quando a miséria lhes bate à porta e mais uma vez é desprezada pela família, levando-a, em desespero, a escrever um pedido de ajuda à Rainha Vitória.
Ângela Leite nasceu em Vouzela, distrito de Viseu, é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Caen, França, em Ciências da Educação.

Texto por Rui de Albuquerque Inácio

Deixar uma resposta