Andalucia: um destino monumental a descobrir neste Natal

A Andalucia é um dos destinos turísticos favoritos dos portugueses, quer pelas suas belezas patrimoniais, quer pelas belezas naturais, gastronomia e claro, também pela proximidade, merecendo por isso o mercado português sempre uma atenção especial.

“Turismo Monumental” é mote do Turismo da Andalucia, que tem como pilares as cidades de Sevilha, Cordoba, Granada e Málaga, que também tem vindo a registar um considerável aumento de visitantes.

Málaga, para além do melhorado porto de cruzeiros, é actualmente um dos novos pólos culturais da região, com o recém-criado Museu Picasso, um dos maiores e mais significativos museus do mundo dedicados ao pintor.

Uma das novidades para 2011 é a abertura do Museu Thyssen, segundo revelou ao Canela & Hortelã Alberto Ortiz, representante do Turismo da Andalucia.

Em Cordoba, a grande novidade deste ano é a vista nocturna guiada à Mesquita, às sextas e sábados à noite.

As outras propostas de rotas culturais são os “Caminos de Pasión” – http://www.thepassiontrails.com/, pelos “pueblos” de Alcalá la Real, Antequera, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil , Carmona, Écija, Estepa  e Osuna, “Caminos da Andalucia”, ou ainda a “Ruta Bética Romana”.

Outras das propostas turísticas da região são a Gastronomia, o Turismo de Natureza e Neve, com destaque para a Sierra Nevada.

A época de Neve na Andalucia arranca a 27 de Novembro, e tem como novidade um novo Parque de Neve, para as modalidades de snowboard, freestyle, o Superparque Sulayr, agora numa nova localização, na área da Loma de Dilar, uma zona familiar ampliada, um ampliado e renovado parque na zona de Borregiles, um novo parque de estacionamento com capacidade para 600 lugares e uma melhorada zona de comércio e animação, entre outras novidades. Toda a oferta da zona está disponível no novo site da Sierra Nevada.

Depois de uma forte campanha promocional em terras lusas, neste último ano, a região da Andalucia subiu a destino favorito dos portugueses em terras de Espanha em 2010, registando a entrada de cerca de 218 mil portugueses, equivalentes a uma subida de 18% face ao mesmo período do ano anterior e também de outros países.

“Em 2010, para além de mais turistas portugueses, a Andalucia recebeu também mais turistas do Norte da Europa, nomeadamente Itália e países nórdicos, e de França, este ano o segundo país emissor de turistas”, revelou Luciano Alonso, conselheiro de Turismo, Comércio e Desporto da Junta de Andalucia e presidente da Cetursa Sierra Nevada, durante uma apresentação do Turismo da Andalucia em Lisboa, na passada semana.

“Outra das alterações registadas foi ao nível dos turistas que chegaram à Andalucia, verificando-se um aumento ao nível dos turistas mais informados, com maior capacidade económica, e que procura novas experiências e novas emoções, uma descrição em que se enquadram os turistas brasileiros, que visitam a Europa, e que é um mercado a conquistar”, destacou ainda o responsável.

Para a época natalícia, o Turismo da Andalucia vai lançar a campanha “Anadalucía é o mejor regalo para la Navidad, a partir de 9 de Dezembro e que convida a uma visita à região, ou à oferta de uma viagem a esta região de Espanha.

Texto de Elsa Furtado
Fotos de Elsa Furtado e Francisco Lourenço

Deixar uma resposta