Amor ‘invade’ a cidade de Beja

Aproveitando o clima romântico do Dia de São Valentim, a Câmara de Beja vai apresentar às 17h00, na Pousada de São Francisco, o programa do terceiro Festival do Amor, que regressa em Junho pelas mãos do município e após quatro anos de interregno.

O imaginário romântico de Mariana Alcoforado, a freira e figura mítica de Beja que viveu uma das grandes histórias de amor em Portugal, inspira o Festival do Amor, cujas duas primeiras edições decorreram em 2005 e 2007, sob a organização da então Região de Turismo Planície Dourada.

O Dia de São Valentim em Beja vai também ficar marcado por jantares românticos com pratos afrodisíacos,e pela oferta de bilhetes para um espectáculo de tango, por um workshop de comida afrodisíaca para casais de namorados ou por uma festa para ‘encalhados’.

Através da iniciativa «Sexy Food», para a qual a Câmara se aliou a 19 restaurantes e hotéis da cidade, a organização pretende marcar a data, numa lógica que norteia a programação cultural de Beja para este ano.

Tâmaras de sedução,creme de tomate e gengibre, sopa de cupido, desejo de camarão com caril, frango com gengibre enamorado ou tamboril romântico em molho de açafrão são alguns dos pratos afrodisíacos disponíveis nos menus dos restaurantes aderentes a esta iniciativa municipal. As sobremesasforam igualmente pensadas ao pormenor e, além das iguarias conventuais, foram ainda preparados bombons sensuais, pudins do amor, entre muitas outras sedutoras propostas.

Todos os casais de namorados que jantarem nestes restaurantes irão ganhar bilhetes para o espectáculo Perfume de Tango, do argentino Mariel Martinez Tango Quintet, a partir das 22h30, no Teatro Municipal Pax Julia.

Segundo um comunicado da organização, “a ideia é marcar um dia simbólico, que, de uma maneira ou de outra, todos os namorados comemoram e traz algum movimento a vários sectores de actividade”, sobretudo da hotelaria e da restauração.

A Pousada de São Francisco, cujo restaurante aderiu à iniciativa «Sexy Food», preparou ainda um programa especial, que inclui um workshop de comida afrodisíaca e um jantar romântico. O workshop, limitado a 15 participantes, começa às 18h30, custa 50 euros por pessoa e será ministrado pelo chef Romão Reis. Após o workshop, os participantes terão direito a um jantar romântico privado com a sua ‘cara-metade’ e a dois bilhetes para o espetáculo de tango.

Ao final da noite, há outra opção para os casais de namorados celebrarem o amor, ou seja, uma «Love Party» a partir das 23h00 no Karas Club.

Mas o Dia de São Valentim em Beja não é só para casais de namorados, já que os ‘livres e desimpedidos’ não foram esquecidos e vão poder aproveitar a noite na «Festa dos Encalhados», a partir das 23h00 no bar Ritual, onde não vai faltar muita música.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta