Amanhã celebra-se o Dia Mundial do Livro veja aqui algumas das iniciativas que vão acontecer em Lisboa

Dia do Livro (2)

Celebra-se amanhã, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma efeméride instituída pela UNESCO em 1996, que escolheu para a data o dia dedicado a S. Jorge, por inspiração de uma tradição catalã.

Segundo a lenda, neste dia os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e em troca recebiam um livro, séculos mais tarde esta tradição espalhou-se a outros países do mundo, sendo presentemente a data assinalada a nível mundial.

Para celebrar este dia tão especial as Livrarias Bertrand saem portas fora em Lisboa. De entre as atividades previstas, os leitores podem contar com a iniciativa há poemas na Estação de Metro de PT Blue Statiom – Baixa-Chiado onde se encontrarão dois atores entre as 08h00 e as 11h00 e entre as 14h00 e as 16h30 na zona de galeria da linha verde e na zona do cais, em leitura de poesia,

almnaqueBertrand_2013_2014

Mais no final do dia, que já começam a ser soalheiros, na Bertrand do Chiado (a mais antiga livraria do mundo em funcionamento) irá decorrer Ler no Chiado Especial, que conta descobrir os “Livros que Mudaram o Mundo”, e que irá ainda contar, para um debate especial, com o painel de comentadores do Eixo do Mal, da Sic Notícias, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Nuno Artur Silva e Pedro Marques Lopes.

Retomando a tradição, irá ainda ser publicado o Almanaque Bertrand 2013-2014. A 23 de abril será oferecido em compras superiores a 25 euros e depois dessa data estará disponível em toda a rede livreira.

Ao longo de todo o mês, mantém-se os Cursos de Livreiro para escolas que vão abranger cerca de 1000 (mil) crianças mantém-se ao longo de todo o mês assim como os descontos até 40% para portadores de cartão Leitor Bertrand, numa oferta selecionada disponível em todas as livrarias Bertrand e publicada na revista Somos Livros.

O TNDM II dedica amanhã, pelas 19h00, no Salão Nobre, uma sessão da atividade ‘Poesia e Contos’ à escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. A leitura dos textos vai estar a cargo dos atores Carlos Paulo e Manuela Couto, já a música vais estar a cargo de Hugo Franco. A entrada é gratuita.

Também a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa irá comemorar o Dia Mundial do Livro com diversas atividades que irão ter lugar na sede da Santa Casa, no Largo Trindade Coelho. De 19 a 23 de abril irão decorrer um workshop de escrita criativa, conferências, momentos teatrais para os mais novos e a oferta de livros. A Santa Casa irá, ainda, promover sessões de leitura e várias exposições nas creches, lares e centros de dia da instituição.

Sob o lema Abrimos portas à Cultura, a Santa Casa convida públicos de todas as idades a usufruírem do prazer de ler e do conhecimento dos nossos autores.

Destaca-se a conferência sobre a obra e pensamento do Padre António Vieira, por José Eduardo Franco, coordenador da publicação da Obra Completa deste autor maior da Língua Portuguesa, que a Santa Casa está a patrocinar, que se irá realizar no dia 24 de abril, às 18h00.

Até 23 de abril há ainda descontos até 60% em edições selecionadas da SCML à venda no Museu de São Roque. Serão também oferecidos livros aos leitores da Biblioteca e sorteados exemplares entre os participantes nas conferências.

O Museu do Oriente oferece a partir de hoje e até dia 28, 50% de desconto em todas as publicações da Fundação Oriente. As compras podem ser efectuadas através da Livraria Online ou no Centro de Documentação. Para consultar o catálogo das publicações visite o site.

Também a iniciativa Ler por Todo o Lado, ppromovida pela APEL em Lisboa, vai ter inúmeras atividades nas várias livrarias e espaços aderentes à iniciativa.

Por Sandra Dias

Deixar uma resposta