“Amália Coração Independente”, primeiro acto – Central Tejo

O espaço industrial da Central Tejo, foi um dos locais escolhidos para receber a exposição Amália Coração Independente,  concebida para as celebrações de aniversário de 10 anos sob a morte da fadista, e que está dividida em “dois actos”, um na Central Tejo e outro num dos pisos do Museu Colecção Berardo (CCB), ambos em Belém, aberta ao público a partir de hoje, 6 de Outubro (dia da morte da fadista) até 31 de Janeiro de 2010.

amalia_central_tejo

Na Central Tejo, o espaço escolhido para apresentar a mostra foi o mesmo que acolheu a exposição dedicada a Maria Callas. Aqui, vestidos de palco, jóias, capas de álbuns da fadista relembram a grande artista, através de alguns dos seus objectos mais emblemáticos, como os brincos de Viana, xailes e vestidos pretos, que actualmente pertencem ao acervo da Fundação Amália Rodrigues.

amalia_central_tejo-11

Complementam este núcleo da exposição, três filmes a preto e branco, que mostram a fadista, a actriz e a estrela, que foi Amália Rodrigues.

amalia_central_tejo-3

Um primeiro “acto” dedicado ao glamour e esplendor da vida de uma das maiores estrelas da canção nacional portuguesa, num harmonioso contraste com o estilo industrial da Central Tejo.

amalia_central_tejo1

A exposição é da responsabilidade da Fundação Amália Rodrigues, em co-produção com o Museu Berardo e a Fundação EDP – Museu da Electricidade, também em parceria com o Museu Nacional do Teatro e com a editora discográfica Valentim de Carvalho.amalia_central_tejo-21

A exposição pode ser visitada na Central Tejo, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Até 31 de Janeiro de 2010. A entrada é gratuita.

Fotografias de Francisco Lourenço

Veja aqui outros artigos relacionados:

“Amália Coração Independente”, segundo acto – Museu Colecção Berardo

Exposição “Amália no Mundo – O Mundo de Amália” patente no Panteão Nacional

“Amália 2009″ – tertúlias no São Luiz falam sobre o outro lado da fadista

“Amália 2009″ – actividades no Museu do Fado

Amália recordada com a colecção “Amália Sempre”

Amália, “Coração Independente” – o CD da homenagem

http://canelaehortela.com/exposicao-amalia/3074

Deixar uma resposta