“Amália 2009” – actividades no Museu do Fado

O ciclo de comemorações “Amália 2009”, a decorrer no âmbito das comemorações dos 10 anos passados sobre a morte da fadista, inclui actividades no Teatro Municipal São Luiz, no Museu do Fado – em Alfama, e simultaneamente na Central Tejo e no Museu Colecção Berardo no CCB, com a exposição “Amália Coração Independente”.museu_fado_31281

A programação do Museu do Fado inclui um ciclo dedicado à presença de Amália na televisão. “Memórias de Amália na Televisão” tem coordenação de Bruno Almeida, e decorre até 10 de Outubro, às 21h30.

O ciclo apresenta alguns programas televisivos protagonizados pela artista entre 1962 e 1973, dos arquivos da Valentim de Carvalho, como: Amália (Apresentação de Fernando Pessa), RTP, 1963, no dia 7 de Outubro; segue-se Amália com apresentação de Pedro Moutinho, RTP, 1965, no dia 8.

No dia 9 é exibido Alma do Fado, Amália, RTP, 1967. A encerrar o ciclo, no dia 10, Art of Amália de Bruno de Almeida, EMI, Valentim de Carvalho.

museu_fado_31671De 30 de Outubro a 20 de Dezembro, o Museu do Fado recebe o espectáculo Amália em Nova Iorque uma produção do grupo Cassefaz, com encenação e interpretação de Maria José Paschoal, a partir de um texto de Vicente Alves do Ó. Com sessões às sextas e sábados às 22h00 e sábados e domingos às 16h30.

Completam a programação do museu, um ciclo de visitas cantadas  ao circuito expositivo do equipamento museológico dedicado à canção nacional, durante o mês de Outubro, às 17hoo.

As visitas vão ser acompanhadas por Pedro Galveias nos dias 10 e 11, por Ana Sofia Varela, nos dias 17 e 24 e por Ricardo Ribeiro, nos dias 18 e 25, sempre às 17h00. Esta actividade exige marcação prévia.

Fotos de Francisco Lourenço

Veja aqui outros artigos relacionados:

“Amália Coração Independente”, primeiro acto – Central Tejo

“Amália Coração Independente”, segundo acto – Museu Colecção Berardo

Exposição “Amália no Mundo – O Mundo de Amália” patente no Panteão Nacional

“Amália 2009″ – tertúlias no São Luiz falam sobre o outro lado da fadista

Amália recordada com a colecção “Amália Sempre”

Amália, “Coração Independente” – o CD da homenagem

Deixar uma resposta