Altares de Muertos em exposição no Palácio de Monserrate

Durante o mês de novembro, a Parques de Sintra e a Embaixada do México irão apresentar a exposição Altares de Muertos no Palácio de Monserrate, uma mostra dedicada à conhecida tradição mexicana de celebração dos mortos.

A exposição contará com um altar criado pela própria Embaixada do México, dedicado à memória do escritor mexicano Juan Rulfo, e com outros seis altares que exemplificam a forma como a tradição continua a ser observada actualmente nos lares mexicanos.

No dia 10 de novembro haverá ainda um jantar buffet pelas 20h00, com petiscos mexicanos, seguindo-se a apresentação da peça de teatro Caveiras de Açúcar, às 21h30, pelo grupo La Catrina, sobre o tema da celebração e do reencontro com os mortos.

 

A celebração do Dia de Muertos é uma das festas populares mais importantes do México, para recordar os “fiéis defuntos”, e que se manteve viva até aos dias de hoje. A tradição baseia-se na crença de que, nesta época do ano, as “almas” dos mortos podem “visitar” os seus parentes; as luzes das lamparinas simbolizam os “faróis” que guiam cada alma até ao seu respetivo altar, para que ao chegar a este possam “consumir” o que se lhes preparou.

A exposição estará aberta todos os dias, de 1 a 30 de novembro, das 10h00 às 17h00. O acesso é gratuito após a aquisição do bilhete para entrar no Parque de Monserrate.

O jantar e o espectáculo de teatro que se irão realizar no dia 10 têm um custo de 18 euros.

Deixar uma resposta