Almada recebe Expensive Soul no 1º Festival da Mobilidade do país

O centro de Almada estará em festa no próximo dia 18 de Setembro, com o primeiro Festival da Mobilidade do país. A partir das 22h00, no Palco Music’In, situado na Praça da Liberdade, inicia-se o espectáculo de encerramento do Festival da Mobilidade com a actuação dos Expensive Soul, que prometem animar a noite de Almada com as músicas do seu novo álbum, Utopia.

Concertos, oficinas, exposições, desporto, dança, animação de rua, bicicletas e veículos amigos do ambiente, projecção de filmes, e até uma feira de petiscos, farão parte deste festival dedicado a toda a família, que se insere nas actividades programadas pela autarquia de Almada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se celebra de 16 a 22 de Setembro.

Durante o dia de sábado, irão acontecer várias actividades para todos os públicos, entre as 10h00 e a meia-noite, distribuídas pelos dez palcos dedicados à mobilidade, nas Praças da Liberdade e S. João Baptista.

Destaque para o Palco “Viagens a Troco de Lixo”, iniciativa em que a população poderá trocar resíduos de embalagens, radiografias, pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos, óleos usados, entre outros, por um vale de eco-troca que poderá ser usado para circular livremente nos transportes públicos da Fertagus, MST, Transtejo e TST.

O dia 18 será ainda animado com a actuação musical dos Vaidecaja e dos Concrete Jungle Sound System. Organizado pela companhia de Dança de Almada, decorrerá na Praça da Liberdade a performance de dança “Song of the Earth” (19h30). Antes, pelas 17h00, o mesmo local vai receber o desfile “Moda de Lixo é Luxo”. Haverá também acesso a várias aulas abertas, desde tai-chi a danças de salão.

No domingo, 19 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade em Almada volta a apostar num vasto programa de actividades, com o objectivo de promover e dar a conhecer formas de mobilidade quotidiana mais amigas do ambiente que contribuam para criação de uma vivência urbana mais saudável e sustentável.

Pelas 9h30, traga a sua bicicleta, capacete e família ou amigos para passar uma manhã em duas rodas. O percurso, com partida da Praça S. João Baptista, será feito em ritmo de passeio e passará por locais como Cacilhas, Parque da Paz e Museu da Cidade.

Se a opção for andar a pé, às 9h30 terá também início um passeio guiado pela freguesia de Cacilhas, com partida do Moinho do morro, com o objectivo de contribuir para um maior conhecimento da paisagem e do património construído da zona antiga de Cacilhas e do cais do Ginjal.

As actividades desportivas não foram esquecidas. É possível começar o dia de modo diferente e descer de rapel do Elevador da Boca do Vento até ao Jardim do Rio, em Cacilhas, entre as 9 e as 12 horas. No Jardim do Rio ou no Parque Urbano da Costa da Caparica decorrerá, pelas 10 horas, uma sessão de ioga. Já o Parque da Paz vai receber uma aula aberta de body vive, uma actividade inscrita no programa “Almada Mexe comigo”.

Exposição de projectos de dinamização urbana inovadores para Almada, viagens gratuitas no Elevador da Boca do Vento, visitas à fragata D. Fernando e Glória são outras das actividades sugeridas pela Câmara Municipal de Almada, que participa, pelo 10º ano, na Semana Europeia da Mobilidade.

Texto de Cristina Alves
Foto de arquivo de Francisco Lourenço

1 Comentário

  1. […] O espectáculo está integrado no Festival da Mobilidade, e de certeza estes meninos vão dar muito show: é no palco Music’In que podes ficar a conhecer as novas músicas do disco Utopia! Até dia 22, há muitas mais iniciativas: concertos, oficinas, exposições, desporto, dança, animação de rua, bicicletas e veículos amigos do ambiente, projecção de filmes e até uma feira de petiscos!! Sabe tudinho aqui. […]

Deixar uma resposta