Algarve Chefs Week seduz visitantes com gastronomia algarvia

A aerogare  do aeroporto internacional de Faro recebeu os seus visitantes com passadeira vermelha no passado sábado dia 14 de Maio, num evento promocional da Algarve Chefs Week , uma iniciativa incluída no programa do Allgarve 2011, e que pretende apostar fortemente na região como destino gastronómico.

O evento, que se vai prolongar durante toda a semana (termina a 21 de Maio), conta com o apoio da ERTA (Entidade Regional do Turismo do Algarve), da ANA Aeroportos e da Essential Magazine e dos hotéis Sheraton Pine Cliffs, Longevity Wellness Resort, Hilton Vilamoura, The Lake Spa Resort, Grande Real Sta Eulália, Crowne Plaza Vilamoura, Vila Monte, Tivoli Marina Vilamoura e Tivoli Victoria & The Residences at Victoria.

Foi num ambiente festivo que os imensos turistas nacionais e internacionais foram convidados a experimentar e assistir à elaboração de algumas opções apresentadas pelos chefes Stephan Kühlwetter, Jan Stechemesser, Luís Correia, Hugo Rodrigues dos Santos, José Domingos, Fernando Fonseca, Fabien Martinez, António Bastos e Chef Brüno não resistindo à tentação de provar as iguarias disponíveis que variavam entre as entradas e a doçaria regional criativa.

A disposição do catering de cada hotel representado encontrava-se ao lado do balcões de check in, entre a curiosidade e a surpresa dos novos sabores, a cor e as texturas da elaboração e a criatividade foram uma constante, além da renovação das opções apresentadas ter uma dinâmica e uma logística muito concertada e complementada pelas opções disponibilizada pelos parceiros Wine and Art´s que representa um dos 14 produtores de vinho do Algarve, com a marca Marquês dos Vales, da Quinta dos Vales, com as opções rosé, tinto e branco e que se distinguiram pelo apoio à arte, através de dois elefantes pintados e esculpidos que fazem parte de uma exposição itinerante  denominada de “Paixão”, este projecto que alia o vinho à arte é da responsabilidade do empresário Karl Hein Stock. Como opção os clientes tiveram ainda a possibilidade de escolher as opções da conhecida marca Fita Azul, tendo os mais jovens optado pelos cocktails sem álcool ou batidos de frutas naturais, que também fazem parte das cartas de bar dos vários hotéis envolvidos.

Uma das grandes surpresas  foi a aposta do chefe Fernando Fonseca, do The Lake Spa Resort Grande Real Sta Eulália, na cavala, no polvo e na abrótea, peixes que após uma confecção criativa provaram ser as estrelas da carta presentes nesta mostra, pela textura, apresentação e confecção delicada a que muitos não conseguiram resistir. Esta aposta surgiu também da vontade do chefe Fonseca em divulgar os alimentos típicos algarvios dando-lhe suma nova roupagem  na confecção dos mesmos e convencendo os mais cépticos a aderir aos novos sabores.

Já o chefe  Jan Stechemesser optou pela cozinha saudável apostando nos fornecedores e nos produtos típicos da região, e apresentou-os com opções saudáveis mas ao mesmo tempo com sabor, com base no conceito “Wellness” do hotel Longevity Wellness Resort, numa apresentação complementada por uma variada carta de cocktail´s sem álcool, que foi uma das principais atracções.

Todos os restaurantes participantes desenvolveram  uma ementa especial, produzida pelos seus chefes executivos, com um preço de 30 euros por pessoa, sem bebidas, funcionando apenas aos jantares, das 19h30 às 22h30. Deste valor, 1€ reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social algarvia. A Algarve Chefs Week é uma iniciativa aberta aos hóspedes dos hotéis envolvidos e, também para os residentes e passantes.

Reportagem (texto e fotos) de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta