Algarve e Andaluzia de mãos dadas a promover os Descobrimentos

Nau_Victoria_DescubriterAlgarve e Andaluzia juntaram-se no projecto Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos, entidade que promove os Descobrimentos com um museu virtual dos Descobrimentos, jornadas sobre o papel dos portugueses e andaluzes nas expedições marítimas da época e passeios a bordo de réplicas de embarcações históricas. A iniciativa quer levar os turistas a navegar pela epopeia que envolveu as duas regiões entre os séculos XV e XVII.

O museu interativo online vai dispôr de documentos, imagens, vídeos e arquivos relacionados com os Descobrimentos. Este projecto liga sete entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (Diputación de Sevilla), Ayuntamiento de Palos de la Frontera, Turismo do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Vila do Bispo e Promosagres.

Num investimento de cerca de 450 mil euros, cofinanciados em 75 % pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP), esta rota turística pretende promover a cultura, a história e o património das navegações do território de onde partiram as primeiras expedições marítimas do mundo. «Este é um projeto lúdico de grande envergadura, e com rigor histórico, que está a ser desenvolvido por uma equipa transfronteiriça que inclui entidades algarvias. É uma iniciativa que vai certamente valorizar o património luso-espanhol», sustenta o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva.

A apresentação oficial do Descubriter decorreu a bordo da Nao Victoria, uma réplica à escala natural do barco que no século XVI completou a primeira viagem de circum navegação, sob o comando de Juan Elcano.

Texto de Clara Inácio e fotografia gentilmente cedida pela Descubriter/Turismo do Algarve

 

Artigo anteriorFestival Literário da Madeira de 2013 decorre em Abril e conta com a presença de Naomi Wolf
Próximo artigoUkraine International Airlines aumenta frequência de voos entre Kiev e Moscovo

Leave a Reply