Alentejo dedica semana à gastronomia mediterrânica

Valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura do Mediterrâneo é  o objectivo da inicativa que a cidade alentejana de Évora acolhe até  domingo, “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas“.

As áreas do bem-estar, da promoção de um estilo de vida saudável,  uma conferência, conversas temáticas, jantares com chefes, degustações e outras actividades vão também estar em destaque esta semana em Évora.

“A iniciativa tem como objectivos valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas, com natural enfoque no Alentejo, assumindo ainda uma preocupação transversal na abordagem a aspectos variados, tais como o bem-estar, a saúde e um estilo de vida saudável”, referiu António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, durante a apresentação do evento à imprensa.

O festival começou hoje com a realização da conferência internacional: “Gastronomia Mediterrânica: um tesouro de gerações”, no Évora Hotel, e na qual participaram conceituados especialistas portugueses em gastronomia, vinho e turismo e também convidados internacionais “que analisaram e debateram a evolução da gastronomia mediterrânica, a sua importância para uma dieta alimentar saudável, os seus produtos ímpares, as novas gerações de protagonistas e a gastronomia enquanto relevante produto turístico”, segundo a organização.

Conferência internacional marca arranque da semana

A sessão oficial de abertura, contou com as presenças de Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo, e José Ernesto d’Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Amanhã vai decorrer um workshop sobre Dieta Mediterrânica e Gastronomia do Alentejo, e ainda, nos dias seguintes conversas temáticas sobre gastronomia e dieta mediterrânica e jantares de assinatura com chefes de cozinha.

No fim-de-semana, o Jardim Público de Évora acolhe a Festa das Gastronomias Mediterrânicas. O cartaz da festa é composto por um show cooking, aulas de culinária, cozinha com degustação e provas de vinhos alentejanos, e as actividades contam com a participação de reputados chefes de cozinha portugueses e estrangeiros.

O azeite, um dos sabores mais nobres da gastronomia mediterrânica, vai estar em destaque em mais de 40 restaurantes do concelho de Évora, de terça-feira a domingo, na iniciativa a “Semana das Comidas de Azeite”, que vai desafiar os restaurantes a criar pratos à base de azeite, “celebrando uma das bandeiras do país e da região”.

As conversas temáticas, com intervenções de especialistas convidados, começam na terça-feira e prolongam-se até sexta, em diversos pontos emblemáticos da cidade. Vão estar em revelo temas como: os produtos tradicionais da gastronomia mediterrânica em extinção, o pão com azeitonas, a alimentação na formação dos jovens e das crianças e a importância dos produtos alimentares na gastronomia alentejana.

O certame é organizado pela Turismo do Alentejo, em conjunto com o Turismo de Portugal e a Confraria Gastronómica do Alentejo, com o Apoio da Comissão Vitivinícola Alentejana e da Câmara de Évora.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta