Tradições antigas estão de regresso às Aldeias do Xisto

Por Cristina Alves

A tradição da Descamisada do Milho regressa hoje ao território das Aldeias do Xisto, mais em concreto à Aldeia de Cerdeira, na Lousã. Esta iniciativa, integrada no Ciclo Etnográfico do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto.

deacamisada_09Todo o processo da Descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, cujos elementos vão estar trajados a rigor.

O evento terá início às 21h00 e é acessível a todos quantos queiram assistir e participar neste “alegre convívio”.

Segundo a organização, “a alegria da descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando estas eram boas. Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos”.

Desta forma, é precisamente para recriar e reavivar memórias de uma outrora não muito distante, que o trabalho da Descamisada será este ano repetido.

Para além do descamisar, seguem-se outras actividades relacionadas com o acto, como a malha, o joeirar ou o crivar, a erga, o bailarico e até a zaragata pela disputa das moças. Não faltará ainda a bucha tradicional, com as filhós com mel, os figos, a broa, o queijo fresco, a sardinha ou ainda o café d`avó.

Lousã  enche-se de adrenalina com mais uma ‘Avalanche’

Também na Lousã vai-se mais uma vez realizar a “Avalanche Licor Beirão”, uma descida da serra em BTT. Para os amantes deste desporto será certamente uma actividade a não perder nos próximos dias 3 e 4 de Outubro.

foto_avalanche_09__02.jpgEsta louca descida em BTT, que tem como principal característica o facto da partida ser dada em simultâneo para todos os participantes, começa no alto do Trevim, na Serra da Lousã, e termina na Nave de Exposições da Lousã – onde será servido o almoço para todos.

Para este ano, a organização, a cargo do Montanha Clube, espera mais de 600 participantes.

O percurso, que apesar das novidades mantém os famosos Single Tracks, a verdadeira imagem de marca deste evento, já está disponível para treinos.

Este ano há transporte para os dois dias de prova, com treinos livres noSábado e o evento principal é no Domingo.

Deixar uma resposta