Aldeias do Xisto são palco para vários concertos de Jazz

A Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno, no concelho da Sertã, vai receber a iniciativa X Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeiras do Xisto, que durante o mês de agosto vai ter como grande estrela internacional o britânico Evan Parker, saxofonista improvisado de free jazz. Entre os dias 14 e 18 de agosto, o músico irá dirigir uma residência artística de quatro dias em que participarão cerca de 17 artistas com diferentes experiências musicais. No dia 18 de agosto, Evan Parker dirigirá um Ensemble para um concerto especial, marcado para as 21h30 na Casa da Cultura da Sertã.

A Presidência da República atribui o Alto Patrocínio à iniciativa que até ao final de 2012 vai continuar a levar até às diferentes aldeias diversos eventos musicais e culturais. Esta chancela do PR elege o X Jazz como um evento que contribui para “a concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento de base e primordial”.

Além desta apresentação e das sessões de trabalho na Sociedade Filarmónica União Pedroguense, o músico Evan Parker vai ainda apresentar-se no Hotel da Montanha (dias 14 e 16), no Moinho das Freiras (dia 15), no Casal de S. Simão no concelho de Figueiró dos Vinhos (dia 17), regressado depois ao Pedrógão Pequeno para terminar o cliclo de concertos – todos eles agendados para as 22h00.

Também em Agosto o jazz vai marcar presença nos “Serões de Verão de Gondaraz” (Miranda do Corvo), aldeia da Serra da Lousã onde se vão realizar dois espectáculos intitulados: João Camões e Kátia Sá-Projecto #1 Mãos Largas (dia 3) e, por sua vez, no dia seguinte será a vez do espectáculo José Peixoto e António Quintino ‘Voltar’, ambos marcados para as 21h30.

Todas as ações desenvolvidas serão documentadas em diversos suportes como sendo o áudio, vídeo, fotografia, desenho e prosa. Posteriormente será feita a edição de uma caixa que reúna todos os suportes.

O X Jazz “procura criar um elo de ligação entre os vários cenários escolhidos e a fruição e criação musicais, com natural ênfase para o jazz, aliando-o aos valores endógenos da natureza, desporto outdoor, tradição, património, gastronomia, lazer e alojamento rural”, refere a organização no folheto promocional do evento.

O X Jazz é uma de muitas iniciativas musicais e culturais que regularmente são promovidas nas 27 Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro.

Texto de Cristina Alves

 

Deixar uma resposta